A ministra das Infra-estruturas e Economia Marítima de Cabo Verde, Sara Lopes, encontra-se em Malabo, Guiné Equatorial, para debater com os ministros africanos responsáveis pelos transportes, a implementação das políticas regionais e continentais de transportes nas suas várias vertentes, informa hoje a ‘Inforpress’, agência noticiosa estatal de Cabo Verde.
Sob o lema “Acelerar a realização dos programas de transporte para facilitar o crescimento económico de África”, a terceira Sessão da Conferência dos Ministros Africanos responsáveis pelos Transportes (CAMT) decorre entre hoje e amanhã, dia 11 de Abril.
Nesta sessão, os ministros pretendem avaliar a execução dos diferentes planos de acção do subsector, os resultados específicos, e identificar os constrangimentos, assim como os novos desafios para facilitar a realização rápida das actividades de desenvolvimento do transporte.
Segundo o comunicado do Ministério das Infra-estruturas e Economia Marítima, na agenda de trabalho constam, entre outros assuntos, a discussão do Programa para o Desenvolvimento de Infra-estruturas em África (PIDA), a Carta Africana da Segurança Rodoviária, o Plano de Acção do Transporte Aéreo e o relatório sobre a implementação do plano de acção do Transporte Marítimo e estado de implementação da Carta Africana do Transporte Marítimo.
Nesse sentido, conforme a mesma fonte, Cabo Verde “sempre chamou atenção para necessidade” de se ter em conta os estados insulares, como parte do continente, na elaboração de qualquer projecto continental.
Para Cabo Verde, o comércio intra-africano e todo o processo de integração regional, dependem da universalização de políticas e programas a nível continental.
Organizada pela Comissão da União Africana (UA), a terceira sessão da Conferência dos Ministros Africanos dos Transportes estava a ser preparada desde dia 07 de Abril, por altos responsáveis e peritos dos ministérios e das agências encarregues do transporte dos Estados-membros da UA).
Cabo Verde esteve representado por Franklim Spencer da ENAPOR (Empresa Nacional de Portos), por Rui Figueiredo da AAC (Agência de Aviação Civil) e Yvanka Rodrigues dos TACV (Transportes Aéreos de Cabo Verde).
A terceira sessão da CAMT vai eleger também uma nova direcção para gerir as suas actividades durante o período de 2014-2015.
A primeira sessão da Conferência dos Ministros da União Africana responsáveis pelos Transportes decorreu em Argel, capital da Argélia, em Abril de 2008 e a segunda foi em Luanda, Angola, em Novembro de 2011.
- Notícia da agência noticiosa Inforpress