As quatro maiores companhias aéreas brasileiras – TAM, GOL, Azul e Avianca Brasil – tiveram aumento de 8,2% na demanda por voos domésticos no mês de Abril, em comparação com o mesmo período de 2013, revela a Associação Brasileira das Empresas Aéreas (ABEAR), que anuncia que 6,4 milhões de passageiros utilizaram o sistema aéreo para viajar no mês passado.
A oferta de lugares disponíveis nessas companhias, no período em apreço, teve uma redução de 1,6%. A medida é uma estratégia que visa conter a capacidade para aumentar a taxa de ocupação dos aviões e a rentabilidade da operação aérea. Com isso, a ocupação, em Abril, ficou em 79,5%, percentagem que a ABEAR considera um recorde histórico para o mês. No acumulado do ano, o fluxo de passageiros transportados teve alta de 8,6%. A oferta de assentos expandiu 0,9%.
A TAM permaneceu na liderança do mercado doméstico, com 38,8% de participação, seguida pela GOL, com uma fatia de 36,4%. A Azul teve 16,9%, e a Avianca respondeu por 7,9% dos voos nacionais em Abril. Juntas, as associadas da ABEAR respondem por 99% do mercado da aviação no Brasil.