Morreram os nove ocupantes de um avião Antonov An-12BK, EW-518TI, que realizava um voo de carga na Rússia, ao serviço da companhia companhia aérea bielorrussa Grodno Aviakompania.
O acidente verificou-se na quarta-feira, dia 3 de outubro, à noite, mas só nesta quinta-feira foi divulgado pelas autoridades da Sibéria (Rússia). A aeronave, construída em 1968 (com cerca de 53 anos de serviço) realizava um voo de Yakutsk para Irkutsk. As informações oficias indicam que o An-12 estava a fazer uma segunda aproximação à pista de Irkutsk, depois de uma primeira tentativa falhada e da torre de controlo aéreo ter indicado ao comandante que deveria esperar melhores condições de tempo para aterrar.
Quando estava a baixar altitude para dirigir-se pela segunda vez para a pista, o avião desapareceu dos radares e foram perdidos os contactos via rádio. As equipas de socorro entretanto enviadas pelo Ministério para as Emergências da Rússia, só descobriram, na madrugada desta quinta-feira, dia 4, os destroços da aeronave, carbonizada, a cerca de três quilómetros a sudeste da pista de aterragem, numa zona de intensa vegetação.
No momento do acidente chovia, sendo a temperatura exterior de menos sete graus centígrados. De madrugada nevou, o que ajudou os bombeiros a extinguir um incêndio que se espalhou por cerca de 300 mil metros quadrados de floresta.
O governo bielorrusso distribuiu nesta quinta-feira um comunicado em que lamentou o acidente e, duma forma particular, a perda de vidas no acidente do An-12 na Sibéria.
As autoridades afirmam que o avião acidentado estava em perfeitas condições para voar, com todas as inspeções atualizadas, não obstante ter sido construído há mais de meio século. Na Bielorrússia, a autoridade nacional de aviação civil mandou parar todos os aviões Antonov An-12 ao serviço das companhias nacionais.
Algumas notícias referem que o avião transportava sete pessoas. Contudo, a folha de despacho do avião en Yakutsk, refere cinco tripulantes e quatro carregadores, segundo noticia o site ‘The Aviation Herald’, dedicado a acidentes e incidentes aéreos.
- A foto de abertura foi distribuída à imprensa pelo departamento do ministério russo das Emergências no Governo Regional de Irkutsk.