Desastre aéreo na Sibéria com Antonov An-12 – Morreram nove pessoas

Data:

https://arabaviationsummit.net/spot_img

Morreram os nove ocupantes de um avião Antonov An-12BK, EW-518TI, que realizava um voo de carga na Rússia, ao serviço da companhia companhia aérea bielorrussa Grodno Aviakompania.

O acidente verificou-se na quarta-feira, dia 3 de outubro, à noite, mas só nesta quinta-feira foi divulgado pelas autoridades da Sibéria (Rússia). A aeronave, construída em 1968 (com cerca de 53 anos de serviço) realizava um voo de Yakutsk para Irkutsk. As informações oficias indicam que o An-12 estava a fazer uma segunda aproximação à pista de Irkutsk, depois de uma primeira tentativa falhada e da torre de controlo aéreo ter indicado ao comandante que deveria esperar melhores condições de tempo para aterrar.

Quando estava a baixar altitude para dirigir-se pela segunda vez para a pista, o avião desapareceu dos radares e foram perdidos os contactos via rádio. As equipas de socorro entretanto enviadas pelo Ministério para as Emergências da Rússia, só descobriram, na madrugada desta quinta-feira, dia 4, os destroços da aeronave, carbonizada, a cerca de três quilómetros a sudeste da pista de aterragem, numa zona de intensa vegetação.

No momento do acidente chovia, sendo a temperatura exterior de menos sete graus centígrados. De madrugada nevou, o que ajudou os bombeiros a extinguir um incêndio que se espalhou por cerca de 300 mil metros quadrados de floresta.

Na imagem vemos o avião acidentado fotografado numa pista da Sibéria, na Rússia, onde habitualmente operava (Foto Ministério das Emergências e Desastres Naturais).

O governo bielorrusso distribuiu nesta quinta-feira um comunicado em que lamentou o acidente e, duma forma particular, a perda de vidas no acidente do An-12 na Sibéria.

As autoridades afirmam que o avião acidentado estava em perfeitas condições para voar, com todas as inspeções atualizadas, não obstante ter sido construído há mais de meio século. Na Bielorrússia, a autoridade nacional de aviação civil mandou parar todos os aviões Antonov An-12 ao serviço das companhias nacionais.

Algumas notícias referem que o avião transportava sete pessoas. Contudo, a folha de despacho do avião en Yakutsk, refere cinco tripulantes e quatro carregadores, segundo noticia o site ‘The Aviation Herald’, dedicado a acidentes e incidentes aéreos.

 

  • A foto de abertura foi distribuída à imprensa pelo departamento do ministério russo  das Emergências no Governo Regional de Irkutsk.

 

 

 

Compartilhar publicação:

REGISTE-SE

spot_img

Popular

spot_img

Mais como isso
Relacionado

Moçambique prossegue investigação sobre alegados desvios de receitas na companhia aérea estatal LAM

A procuradora-geral da República de Moçambique confirmou que estão...

AZUL terá voo direto entre Recife e a cidade do Porto, no norte de Portugal

A companhia brasileira AZUL foi autorizada a iniciar um...

APAVT lidera missão internacional de agentes de viagens à Região Administrativa Especial de Macau

A Associação Portuguesa das Agências de Viagens e Turismo...

Parlamento Europeu aprova novas normas sobre registo de dados de passageiros aéreos

O Parlamento Europeu deu luz verde a duas novas...