Dia marcante para a aviação comercial – Qatar recebeu primeiro A350-900

Data:

https://arabaviationsummit.net/spot_img

A Airbus entregou hoje o primeiro A350 XWB ao seu cliente de lançamento, a Qatar Airways, com sede no Aeroporto de Doha/Hawad, no Emirado do Qatar. O novo aparelho, que passa a ser o ‘widebody’ de passageiros mais moderno do mundo, vem redefinir a forma com os passageiros vão voar nas próximas décadas e dará início a uma nova era de conforto e eficiência nas viagens aéreas de longo curso quando entrar em serviço com a Qatar Airways, mundialmente conhecida pelos seus elevados níveis de excelência.

O A350 XWB incorpora as mais avançadas tecnologias e inovações em aerodinâmica, materiais leves e sistemas do avião. Equipado com motores Rolls-Royce Trent XWB de consumo ultraeficiente e extremamente silenciosos e com uma cabina mais espaçosa e com mais luminosidade, o A350 XWB promete ser o avião favorito dos passageiros, que poderão descobrir todo um novo conceito de voo. As companhias aéreas irão também beneficiar-se de níveis de eficiência operacional e económica incomparáveis.

Da esquerda para a direita: Fabrice Brégier, Akbar Al Baker e Tony Word, presidentes executivos da Airbus, Qatar Airways e Rolls-Royce, respectivamente
Da esquerda para a direita: Fabrice Brégier, Akbar Al Baker e Tony Rishton, presidentes executivos da Airbus, Qatar Airways e Rolls-Royce, respetivamente.

 

Na cerimónia de entrega que teve lugar esta manhã no Aeroporto de Toulouse-Blagnac, em França, Akbar Al Baker, presidente e director executivo do grupo Qatar Airways, afirmou que “receber o A350 XWB como cliente de lançamento mundial é um momento de grande orgulho para a Qatar Airways e, por isso, estou muito satisfeito que tenha chegado o tão ansiado dia de poder dar as boas-vindas a este magnífico avião de última geração e integrá-lo na nossa frota, que está em rápida expansão”.

“Ao longo dos últimos sete anos, altura em que fizemos a encomenda deste avião no Salão Aeronáutico de Paris, investindo assim num programa de colaboração com a Airbus, a indústria do transporte aéreo viveu um crescimento muito importante. Estou convencido que este aumento no número mundial de passageiros se irá manter nos próximos anos e, por isso, fico muito contente que a Qatar Airways abra um novo caminho no setor da aviação, oferecendo aos nossos passageiros a oportunidade única de viajar a bordo do avião mais moderno do mundo”.

John Rishton, director executivo da Rolls-Royce referiu que “para nós é um motivo de orgulho ter trabalhado com a Qatar Airways e com a Airbus no programa A350 XWB, utilizando a tecnologia mais moderna para conseguir novos patamares de excelência no serviço ao cliente. Por isso, este é um dia muito importante para todo o mundo e para a Rolls-Royce. Trata-se do culminar de anos duros de muito trabalho e o início de um novo capítulo na nossa empresa”.

 

Por seu turno, Fabrice Brégier, presidente e director executivo da Airbus assegurou que “entregar o primeiro A350 XWB representa um importante passo na história da Airbus e da aviação. O A350 XWB é atualmente o avião mais moderno em serviço e foi desenvolvido com o nível de excelência estabelecido ao longo de 45 anos a satisfazer as necessidades dos nossos clientes. O A350 XWB é o mais recente avião da Airbus a subir aos céus e chega para revolucionar a indústria e redefinir a forma de voar dos passageiros. É com enorme orgulho que fazemos hoje a entrega do nosso primeiro A350 XWB ao nosso cliente de lançamento, a Qatar Airways. Trata-se de uma combinação perfeita: a entrega de um novíssimo avião de referência mundial a uma companhia aérea líder, de dimensão mundial”.

 

Primeira rota comercial será Doha/Hawad- Frankfurt (Alemanha)

A Qatar Airways recebeu hoje o primeiro avião A350-900. Até final do próximo ano a companhia integrará oito aviões deste modelo na sua frota, de uma encomenda total de 80 aparelhos. O primeiro voo comercial será realizado já no próximo mês de Janeiro, ligando os aeroportos de Doha/Hawad e de Frankfurt, na Alemanha. Segundo anunciou a própria companhia este primeiro A350 ficará adstrito a essa rota, que tem frequência diária. Quando o segundo avião chegar irá para a linha Doha/Hawad-Munique, também na Alemanha.

A versão entregue à Qatar Airways está configurada para um total de 283 passageiros, sendo 36 em Business e 247 em Económica.

A Qatar Airways é desde hoje a única companhia mundial que voa todos os modelos de aviões da Airbus, actualmente em linha de montagem na construtora europeia para o longo curso: A330, A350 e A380.

Até ao final de Novembro passado a Airbus tinha recebido um total de 778 encomendas firmes, de 41 companhias aéreas, para os A350XWB que estará no mercado com três versões, de acordo com a sua lotação e autonomia. A versão que a Qatar encomendou custa a preços de catálogo, com configuração básica de duas classes, 260,9 milhões de dólares norte-americanos.

A primeira companhia europeia a receber o A350 XWB será a Finnair, no primeiro trimestre de 2015.

 

TAP Portugal, TAM, Azul e, provavelmente, Avianca Brasil irão receber aviões A350-900

 

A350-900 TAP_Portugal 400pxi

 

 

 

 

 

 

 

 

As companhias lusófonas TAP Portugal (12 unidades) e TAM Linhas Aéreas (27 aparelhos) receberão aviões A350-900, de acordo com encomendas que estão feitas desde há algum tempo. Recorde-se que a TAP foi das primeiras companhias a fazer uma encomenda para este modelo de avião, o que já ocorreu em 2007 e começará a recebê-los em 2017. A brasileira TAM espera ter no final de 2015 o primeiro A350.

Este ano a Azul Linhas Aéreas Brasileiras também fez uma encomenda de cinco aviões deste modelo, que utilizará nos seus voos internacionais, nomeadamente para os Estados Unidos para onde começou a voar este ano com aparelhos A330-200.

Nas últimas semanas o presidente do Grupo Sinergy, dono da Avianca, admitiu que alguns dos 10 aviões A350 encomendados pelo grupo para voarem no segmento latino-americano (Avianca-TACA) poderão ser entregues à Avianca Brasil, para permitir a abertura de voos do Brasil para a Europa, depois dos Estados Unidos da América, como o Newsavia noticiou há pouco tempo (LINK notícia).

Compartilhar publicação:

REGISTE-SE

spot_img

Popular

spot_img

Mais como isso
Relacionado

TICV/BestFly suspende todos os voos interilhas em Cabo Verde nesta quarta-feira (27 de março)

A companhia área regional TICV, concessionária dos voos interilhas...

UE adquire 12 aviões de combate a incêndios – Portugal abrangido pelo programa

A Comissão Europeia anunciou a disponibilização de uma uma...

Presidente e CEO da Boeing renuncia e abandona cargo no final do ano

Dave Calhoun (na imagem de abertura) anunciou nesta segunda-feira,...

Alemanha e Estado da Baviera poderão conceder garantia pública à ‘Volocopter’

O ministro dos Transportes da Alemanha equaciona conceder uma...