Drone desvia 34 voos do Aeroporto de São Paulo/Congonhas

Data:

https://arabaviationsummit.net/spot_img

O Aeroporto de Congonhas, na zona sul da cidade de São Paulo, Brasil, reabriu normalmente nesta segunda-feira, dia 13 de novembro, após ter 34 voos desviados para aeroportos próximos na noite anterior, noticiou a ‘Agência Brasil’. Todos os pousos foram suspensos por mais de duas horas, por causa de um veículo voador não tripulado, normalmente designado por drone, confirma o despacho noticioso.

Segundo a Infraero, o drone sobrevoou a linha de cabeceira de pouso do aeroporto entre as 20h16 e as 22h25, prejudicando aviões que tinham São Paulo como destino. As descolagens não foram prejudicadas.

Para atender à demanda, o horário de funcionamento do terminal, que normalmente encerra às 23h, foi estendido para até as 02h50 da madrugada desta segunda-feira. Nesse período, foram recebidos 24 voos atrasados.

A Polícia Militar informou que realizou buscas na região para localizar o operador do drone, sem sucesso. Em maio deste ano, a Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) aprovou a regulamentação para a operação civil de drones. Quem opera esses equipamentos de forma irregular pode responder nas esferas administrativa, cível e penal.

Segundo a assessoria de imprensa da Força Aérea Brasileira (FAB), não existem tecnologias, como radares, capazes de impedir a entrada de drone no espaço do aeroporto. A FAB informou que voo desses equipamentos são proibidos a uma distância mínima de 9 quilómetros do aeródromo, incluindo as zonas de aproximação e de descolagem.

“Mesmo fora dessa área, há necessidade de autorização do Departamento de Controle do Tráfego Aéreo para realização do voo. Aqueles que descumprem a legislação estão sujeitos às penalidades do Código Penal Brasileiro”, diz a nota da FAB.

Compartilhar publicação:

REGISTE-SE

spot_img

Popular

spot_img

Mais como isso
Relacionado

Moçambique prossegue investigação sobre alegados desvios de receitas na companhia aérea estatal LAM

A procuradora-geral da República de Moçambique confirmou que estão...

AZUL terá voo direto entre Recife e a cidade do Porto, no norte de Portugal

A companhia brasileira AZUL foi autorizada a iniciar um...

APAVT lidera missão internacional de agentes de viagens à Região Administrativa Especial de Macau

A Associação Portuguesa das Agências de Viagens e Turismo...

Parlamento Europeu aprova novas normas sobre registo de dados de passageiros aéreos

O Parlamento Europeu deu luz verde a duas novas...