Um avião Embraer 190 LR da companhia Myanmar National Airlines, matrícula XY-AGQ, aterrou na manhã deste domingo, dia 12 de maio, no Aeroporto Internacional de Mandalay, em Mianmar, sem o trem de pouso dianteiro. A bordo seguiam 89 pessoas (82 passageiros, sendo a maioria estrangeiros, e sete tripulantes) que saíram ilesos pelas mangas insufláveis de salvamento após a aeronave se imobilizar na pista.
O voo UB103 realizava uma rota doméstica entre Rangum e Mandalay, a segunda maior cidade deste país asiático situado no sul da China. Quando os pilotos fizeram a aproximação ao aeroporto de destino verificaram que o trem de nariz não descia, pelo que passaram sobre o aeroporto para os controladores aéreos verificassem se o trem estava descido, o que, não se verificava.
O comandante optou depois por dar algumas voltas para alijar combustível, tendo os bombeiros do aeroportos se posicionada de acordo com os procedimentos indicados para situações com este grau de emergência.
A aterragem decorreu bem, como se pode ver pelo vídeo que a seguir publicamos, e nenhum dos ocupantes ficou ferido.
A autoridade nacional de aviação civil da Mianmar (antiga Birmânia) abriu um inquérito para apuramento das causas do incidente.
A Embraer distribuiu um comunicado na noite deste domingo, em que lamenta o incidente e manifesta-se disponível para quaisquer esclarecimentos que possam ajudar no esclarecimento do incidente ocorrido com o avião da Myanmar National Airlines.
https://www.youtube.com/watch?v=iECUzDrLHqE