Bem-vindo, !|Sair

Embraer ativa plano de rescisões voluntárias no Brasil

A construtora aeronáutica brasileira Embraer vai iniciar na próxima semana um programa de rescisão com trabalhadores das cinco fábricas que tem em funcionamento no Brasil, dada a situação económica que se vive no País, que se reflete também no número de aeronaves e serviços vendidos nos últimos meses.

A empresa anunciou que vai iniciar na próxima terça-feira, dia 23 de agosto, uma iniciativa denominada Plano de Demissão Voluntária (PDV) aberta a todos os funcionários com vínculo à Embraer. A construtora pretende baixar em cerca de 200 milhões de dólares/ano a sua parcela de custos.

Segundo fontes da Embraer, citadas pela imprensa brasileira, no pacote a apresentar aos trabalhadores aderentes [de todos os níveis de hierarquia das unidades da companhia] está incluído o pagamento da rescisão do contrato de trabalho, a indemnização de 40% do salário nominal proporcional ao tempo de empresa. Além disso, há também apoio em programas de palestras e workshops de qualificação e o direito a seis meses de plano de saúde e odontológico.

O plano estará ativo até ao próximo mês de setembro e os primeiros demitidos sairão da empresa já em outubro próximo. A Embraer tem ao seu serviço cerca de 13 mil trabalhadores nas suas instalações principais de São José dos Campos, no Estado de São Paulo. Contando com outras fábricas, de segunda linha, e empresas subsidiárias, que possui no Brasil e no estrangeiros são cerca de 19 mil empregados.

Não foi revelado quantos trabalhadores poderão ser abrangidos pelo PDV, até porque nesta primeira fase o programa está aberto à voluntariedade dos funcionários.

Leave A Comment

Download de Notícias

Destaques

Temas

Área Geográfica