Trabalhadores da TAP conseguem aumento salarial de 0,9 por cento

Data:

https://arabaviationsummit.net/spot_img

Os nove sindicatos que formam a Plataforma Sindical da companhia aérea portuguesa TAP chegaram a acordo com a administração da empresa para um aumento salarial de 0,9%. A revisão da tabela salarial, que deverá chegar a 3.400 trabalhadores, acontece em setembro, mas terá retroativos ao mês de janeiro, admitiu ao ‘Dinheiro Vivo’, André Teives, porta-voz da Plataforma.

O acordo chega depois de uma série de reuniões que já decorrem desde janeiro deste ano e que culminam agora num acordo que já foi comunicado pela empresa ao grupo que reúne os sindicatos.

Os trabalhadores da TAP foram abrangidos pelos cortes que afectaram todos os trabalhadores da Administração Pública e o Setor Empresarial do Estado e tinham ainda os salários congelados desde 2010, aquando da intervenção da ‘Troika’ em Portugal. Ao fim de seis anos este é, portanto, o primeiro aumento salarial para o pessoal da TAP.

O acordo agora alcançado abrange 3.375 trabalhadores de terra abrangidos por estes sindicatos. Os trabalhadores de ar – pilotos e tripulantes de bordo – terão também eles alcançado acordos específicos. Mas, segundo foi possível apurar pelo Dinheiro Vivo, estes não passarão por uma revisão da tabela salarial.

Em causa estará, antes, a reposição de parte dos cortes sofridos ao longo dos últimos seis anos, a regularizar durante a próxima década.

O novo acordo salarial acontece depois de a TAP ter sido parcialmente privatizada com a entrada do consórcio privado ‘Atlantic Gateway’. Não está, no entanto, ainda concluído o processo que faz o Estado Português regressar a 50% do capital.

A ANAC (Autoridades Nacional de Aviação Civil) continua a ter a última palavra em qualquer matéria remuneratória, no âmbito do controlo imposto à gestão da TAP, até que o processo de venda fique totalmente concluído.

 

  • Matéria publicada pelo portal de notícias económicas ‘Dinheiro Vivo’.

Compartilhar publicação:

REGISTE-SE

spot_img

Popular

spot_img

Mais como isso
Relacionado

Contrato com a Binter para as ligações interilhas na Madeira prorrogado até setembro

A companhia aérea espanhola Binter vai assegurar por mais...

EuroAtlantic anuncia mudanças na equipa de gestão e nova injeção de capital do acionista

A companhia aérea portuguesa ‘Euro Atlantic Airways – Transportes...

Pilotos da TACV – Cabo Verde Airlines marcam greve de cinco dias entre 25 e 29 de abril

O Sindicato Nacional dos Pilotos da Aviação Civil (SNPAC)...

Luís Rodrigues completa primeiro ano à frente da TAP marcado por lucro recorde

O presidente da TAP, Luís Rodrigues, completa neste domingo,...