Bem-vindo, !|Sair

Embraer E195 indonésio sai 200 metros da pista – Não há feridos

Um avião Embraer EMB195 da companhia indonésia Kalstar Aviation despistou-se nesta segunda-feira, dia 21 de dezembro, pelas 17h30 locais (09h30 UTC), após ter pousado no Aeroporto El Tari, em Kupang, na província de Sonda Oriental, na ilha de Timor Ocidental. Era oriundo de Denpasar, na ilha de Bali.

A aeronave, registo PK-KDC, transportava 120 passageiros e cinco tripulantes, que saíram ilesos do incidente. Os passageiros saíram pelas mangas pneumáticas de emergência, não tendo necessitado de assistência médica, disse J. M. Barata, porta-voz do Ministério dos Transportes da Indonésia.

O avião imobilizou-se a cerca de 200 metros além do final da pista tendo ficado atolado com estragos exteriores bastante visíveis, ao nível dos trens de pouso, asas, motores e fuselagem. Chovia bastante na hora da aterragem, segundo informação de fontes aeroportuárias citadas pelos jornais indonésios.

Kalstar incid_E195_pk-kdc_kupang-A 650px

A Kalstar Aviation é uma companhia aérea que tem base na província de Kalimantan, servindo uma larga área industrial. Foi fundada em 2007 com a designação ‘Kalimantan Star’ e tem hoje uma frota estimada em cerca de 40 aeronaves, nomeadamente ATR 42-300 e 72-600. Tem ainda alguns aparelhos Boeing 737, versões 300 e 500, e foi a primeira companhia indonésia a trabalhar com aviões a jato da fábrica brasileira Embraer.

Kalstar incid_E195_pk-kdc_kupang-B 650px

O avião envolvido no incidente desta segunda-feira, e que deve ter sofrido importantes estragos, como aliás se pode ver pelas fotos que recolhemos em contas de Twitter, foi recebido na Kalstar Aviation em Maio deste ano. Trata-se de um avião saído da fábrica de São José dos Campos em 2006, entregue primeiro à companhia britânica Flybe.

A Kalstar tem presentemente mais um avião EMB195, o PK-KDA. Com a mesma idade, também oriundo da Flybe.

Leave A Comment

Download de Notícias

Destaques

Temas

Área Geográfica