A fábrica brasileira de aviões Embraer celebrou nesta terça-feira, dia 23 de outubro, mais um importante marco na sua existência, ao receber o Certificado de Tipo para o avião de transporte multimissão KC-390, das mãos do diretor da Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC), Juliano Alcântara Noman.
A cerimónia foi realizada na Base Aérea de Brasília, no âmbito das comemorações do Dia do Aviador e Dia da Força Aérea Brasileira, e contou com as presenças do Presidente da República, Michel Temer, do Ministro da Defesa, Joaquim Silva e Luna, e do Comandante da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro-do-Ar Nivaldo Rossato.
O certificado da ANAC conclui uma etapa fundamental rumo à certificação militar, quando a aeronave atingirá a Capacidade Operacional Final (FOC), prevista para ocorrer no final de 2019.
“A certificação do KC-390, a maior e mais complexa aeronave desenvolvida ao longo da história da Embraer, expressa o alto nível tecnológico atingido pela empresa”, avaliou Paulo Cesar de Souza e Silva, presidente executivo da Embraer. “Gostaria de parabenizar as equipes que participaram do desenvolvimento deste programa em parceria com a Força Aérea Brasileira”, acrescentou.
“Sentimo-nos honrados e orgulhosos pelo desenvolvimento do KC-390, aeronave que se tornará a espinha dorsal da aviação de transporte da FAB nas próximas décadas”, disse Jackson Schneider, presidente e executivo da Embraer Defesa & Segurança. “Com capacidade para cumprir uma ampla gama de missões de forma extremamente eficiente, o KC-390 certamente representará um salto na capacidade operacional da nossa Força Aérea”, acrescentou.
O KC-390 da Embraer é uma aeronave de transporte tático, desenvolvida para estabelecer novos padrões na sua categoria, apresentando ao mesmo tempo o menor custo do ciclo de vida do mercado. É capaz de realizar diversas missões, como transporte e lançamento de cargas e tropas, reabastecimento em voo, busca e salvamento e combate a incêndios florestais.