Empréstimo europeu permite conclusão das obras no Aeroporto de Maputo

Data:

https://arabaviationsummit.net/spot_img

O financiamento em falta para a realização de obras de modernização do Aeroporto Internacional de Maputo foi obtido quinta-feira passada, dia 10 de Julho, com um empréstimo de 20 milhões de euros concedido pelo Banco Europeu de Investimento (BEI), informa hoje, dia 11 de Julho, o jornal ‘Notícias’, que se publica na capital moçambicana.

O empréstimo bonificado, cujo contracto foi ontem assinado, vai permitir a repavimentação da pista principal, caminhos de circulação e da placa de estacionamento de aeronaves, a reparação do sistema das luzes de aterragem e melhoria do fornecimento de água para casos de incêndios e das infra-estruturas de abastecimento de combustível às aeronaves.

Os 20 milhões de euros (27,2 milhões de dólares) emprestados pela instituição financeira europeia permitem completar os 70,5 milhões de dólares necessários para a realização das obras programadas, tendo o primeiro financiado sido atribuído em Maio passado pela Agência Francesa de Desenvolvimento.

O ministro das Finanças de Moçambique, Manuel Chang, destacou que o BEI tem concedido financiamentos em termos favoráveis como este último que tem um período de maturação de 20 anos, incluindo quatro de graça e uma taxa de juro de 0,99%.

Estas obras deverão ficar concluídas em 2017, prevendo-se assistência técnica do BEI durante as fases de planeamento e de construção.

Com uma relação de muitos anos, Moçambique já recebeu apoios financeiros do BEI na ordem de 296 milhões de dólares aplicados em projectos na área financeira, infra-estruturas de base, saúde, energia, telecomunicações, transporte, turismo e abastecimento de água e saneamento.

 

  • Notícia publicada pelo portal de informação económica dos países de língua portuguesa ‘Macauhub.com’

Compartilhar publicação:

REGISTE-SE

spot_img

Popular

spot_img

Mais como isso
Relacionado

EasyJet apresenta nova rota Londres/Luton – Madeira a partir de 2 de junho 2025

A companhia europeia de baixo custo EasyJet, anunciou nesta...

Falência do Grupo Nordic Aviation fecha duas companhias aéreas no Báltico

O Grupo Nordic Aviation Group foi informado no início...

Roménia compra 32 aviões caças-bombardeiros furtivos ‘F-35’ aos EUA

A Roménia assinou nesta quinta-feira, dia 21 de novembro,...

NAV Portugal assume papel de liderança na Aliança COOPANS – Pedro Ângelo nomeado vice-presidente

O presidente executivo da NAV Portugal, Pedro Ângelo, foi...