Erro humano e pista curta contribuíram para incidente com B737 da LAM em Quelimane

Data:

https://arabaviationsummit.net/spot_img

O Instituto da Aviação Civil de Moçambique (IACM) revelou nesta quarta-feira, dia 12 de maio, que um erro humano e a pista molhada foram as causas mais prováveis do despiste, em fevereiro passado, de um avião da LAM – Linhas Aéreas de Moçambique ao aterrar no Aeroporto de Quelimane, na província da Zambézia.

“A causa mais provável deste incidente foi o erro humano, associado a pista molhada de 1.800 metros, o que significa que é curta e crítica para o Boeing B737-700”, disse o ex-comandante de linha aérea João de Abreu, presidente do Conselho de Administração do IACM, em Maputo.

O voo doméstico regular feito por uma aeronave Boeing B737-700, matrícula C9-BAR, derrapou no dia 26 de fevereiro ao aterrar pelas 14h40 no aeroporto de Quelimane, na Zambézia, oriundo de Maputo, com 92 passageiros a bordo, num incidente que não causou feridos.

Para o incidente, pesou “o facto de a tripulação não ter consciência situacional de que a pista estava molhada, com algumas poças [de água]”, disse João de Abreu, acrescentando que o copiloto era pouco experiente, com 155 horas de voo. O avião não apresentava problemas mecânicos, nem electrónicos.

O avião foi retirado da terra para a pista de asfalto no dia seguinte ao incidente e manteve-se na placa de estacionamento de aeronaves do Aeroporto de Quelimane até ao passado sábado, dia 8 de maio, quando descolou, sem passageiros, para a Addis-Abeba, na Etiópia, onde está a ser sujeita a uma inspeção, tipo Check C, nas instalações da Ethiopian Airlines. Fez uma escala técnica em Dar-es-Salaam, na Tanzânia.

 

  • LINK notícia relacionada
  • Na imagem de abertura vemos o avião envolvido no incidente fotografado na semana passada no estacionamento em Quelimane, onde esteve cerca de três meses parado. Foto © Newsavia

 

Compartilhar publicação:

REGISTE-SE

spot_img

Popular

spot_img

Mais como isso
Relacionado

Boeing 787 da Avianca Colômbia diverge para os Açores devido a emergência médica

Um Boeing 787-8 Dreamliner da companhia aérea colombiana Avianca,...

Agência Espacial Portuguesa tem conselho consultivo que inclui a diretora-geral da Saúde

A Agência Espacial Portuguesa PT Space vai ter um...

Gabão adquire maioria do capital da Afrijet para a transformar numa companhia internacional

A República do Gabão decidiu fazer um investimento estratégico...

TAAG admite constrangimentos de frota e reprograma voos para as próximas semanas

A TAAG Linhas Aéreas de Angola lamenta profundamente os...