Espanha aprova empréstimo de 475 milhões à Air Europa

Data:

https://arabaviationsummit.net/spot_img

O Governo de Espanha aprovou na quarta-feira, dia 4 de novembro, um empréstimo de 475 milhões de euros à Air Europa, companhia aérea do Grupo Globalia, para viabilizar a sua aquisição pelo IAG, grupo liderado pela British Airways, que já tem em Espanha a Iberia, a Iberia Express e a Vueling.

A decisão governamental inclui um empréstimo garantido por ações de 240 milhões de euros e um empréstimo regular de 235 milhões de euros, disse em conferência de imprensa a porta-voz do Governo, Maria Jesus Montero, citada na imprensa internacional.

A Air Europa terá o prazo máximo de seis anos para pagar o empréstimo e o Governo poderá nomear dois diretores e propor o presidente executivo (CEO).

A porta-voz do governo justificou o empréstimo dizendo que “a Air Europa é a segunda companhia aérea em Espanha e está presente em 130 aeroportos em 60 países”, sendo “uma empresa estratégica que presta um serviço essencial” e que “perdeu 95% da sua atividade” devido à crise provocada pela disseminação do novo coronavírus.

Mas na realidade, e presentemente, “a Air Europa é apenas a terceira maior companhia espanhola, com 19,015 milhões de passageiros nos aeroportos espanhóis em 2019, depois da Vueling, com 42,716 milhões, e da Iberia, com 20,641 milhões”, alerta a agência de notícias de turismo e viagens ‘PressTUR’.

A Air Europa é a primeira empresa privada a aceder ao fundo de resgate de empresas estratégicas criado pela SEPI (Sociedad Estatal de Participaciones Industriales), holding das participações estatais de Espanha.

O empréstimo foi aprovado em Conselho de Ministros em Espanha e terá ainda que ser aprovado pela Comissão Europeia.

O IAG, que chegou a acordo para comprar a Air Europa por um milhão de euros em novembro do ano passado, revelou na semana passada que mantém o interesse, mas vai rever em baixa o preço que está disposto a pagar por essa aquisição.

 

Compartilhar publicação:

REGISTE-SE

spot_img

Popular

spot_img

Mais como isso
Relacionado

Pilotos da TACV – Cabo Verde Airlines marcam greve de cinco dias entre 25 e 29 de abril

O Sindicato Nacional dos Pilotos da Aviação Civil (SNPAC)...

Luís Rodrigues completa primeiro ano à frente da TAP marcado por lucro recorde

O presidente da TAP, Luís Rodrigues, completa neste domingo,...

Presidente da SATA demitiu-se por falta de “condições” para continuar o “projeto proposto”

A Comissão de Trabalhadores da companhia aérea portuguesa Azores...

FAP terminou missão de patrulhamento no Golfo da Guiné em cooperação com países lusófonos

Os militares Força Aérea Portuguesa (FAP) da Esquadra 601...