Especialistas dizem que o novo Aeroporto de Lisboa “é inadiável”, mas admitem dificuldades

Data:

https://arabaviationsummit.net/spot_img

Os especialistas que estiveram presentes nesta quarta-feira, dia 6 de dezembro, num debate promovido pela Ordem dos Arquitetos sobre o novo aeroporto para a região de Lisboa defendem que o projeto é “inadiável”, mas alertam para dificuldades na concretização no calendário previsto.

No debate ‘Aeroporto de Lisboa – Para lá da localização’, vários especialistas disseram acreditar que, depois da apresentação do relatório da Comissão Técnica Independente (CTI), há condições para o projeto avançar, mas com cautelas.

Fernando Nunes da Silva, professor catedrático do Instituto Superior técnica (IST), aposentado, disse que partilha da opinião de que “é inadiável”, ainda que tenha “algumas dúvidas sobre a necessidade de um mega novo aeroporto em Lisboa”.

Por sua vez, João Moutinho, comandante de linha aérea e presidente da Associação dos Pilotos Portugueses de Linha Aérea (APPLA) acredita que vai acontecer porque “há uma consciencialização da necessidade de [o] ter”, destacando que é “criminoso o facto de ser ter protelado esta decisão durante tanto tempo” e dando conta da “perda de oportunidade extraordinária” com os sucessivos atrasos.

Francisco Pinto Basto, arquiteto da ‘LOA_D Architecture & Design’, disse que a implementação “tem de acontecer”, e é “obrigatório” visto que há “um aeroporto que já está pelas costuras”, destacando que “a experiência do passageiro vai ser sempre pior do que hoje”.

Cláudia Guedes, jurista e mestre em Direito de Planeamento, Ordenamento do Território e de Urbanismo, alertou para a “fase verdadeiramente incipiente” que se verifica, apesar da divulgação do relatório, indicando que “a jusante” está tudo por falar.

Para a jurista é preciso uma simplificação de procedimentos e planeamento, referindo que “tudo isto é abstrato” e que, sem esta simplificação procedimental, levará anos a concretizar o que é necessário só no âmbito do ordenamento do território.

A CTI identificou Alcochete como a solução com mais vantagem para o novo aeroporto, entre as duas opções viáveis, segundo o relatório divulgado esta terça-feira (LINK notícia relacionada).

Compartilhar publicação:

REGISTE-SE

spot_img

Popular

spot_img

Mais como isso
Relacionado

Finnair cancela 300 voos entre 9 e 13 de dezembro devido à greve dos pilotos

A Finnair anunciou que irá cancelar um total de...

Euro Atlantic Airways amplia frota com mais dois aviões Boeing 777-200ER

A companhia portuguesa Euro Atlantic Airways (EAA), uma empresa...