Euro Atlantic Airways leva primeiro lote de vacinas de Portugal para Timor-Leste

Data:

https://arabaviationsummit.net/spot_img

A Euro Atlantic Airways (EAA) transportou para Díli um lote de 12 mil vacinas da Astra Zeneca e material médico oferecido por Portugal à República Democrática de Timor-Leste.

O avião da companhia aérea portuguesa aterrou no Aeroporto Internacional Presidente Nicolau Lobato, na cidade de Díli, capital do país, na manhã da passada segunda-feira, dia 19 de julho. O voo, mais um realizado pela EAA, entre Portugal e a antiga colónia asiática, foi organizado, como os anteriores, pelo operador turístico ‘Sonhando’, que desde abril de 2020, tem assegurado alguma regularidade nas ligações ponto a ponto de Lisboa a Díli e regresso.

O avião, um Boeing 767-300ER, matrícula CS-TKS, descolou de Lisboa às 00h18 locais desta segunda-feira, dia 19 de julho, tendo feito uma escala técnica no Aeroporto Internacional de Ras Al Khaimah, nos Emirados Árabes Unidos, antes de chegar a Timor-Leste, pelas 06h35 locais de terça-feira, dia 20 de julho (23h35 de segunda-feira, em Lisboa). No total foram 19h04 de voo (08h11 mais 10h53), intercaladas com a escala técnica para reabastecimento nos Emirados.

A Euro Atlantic transportou neste voo cerca de 90 passageiros para Díli. Alguns não puderam embarcar, devido à greve da Groundforce nos aeroportos portugueses, que não permitiu, no fim-de-semana, a chegada atempada a Lisboa de algumas pessoas que tinham voo de ligação originário de outros países, nomeadamente africanos e da América do Sul. No voo de regresso a Lisboa, a Euro Atlantic espera transportar cerca de 190 passageiros.

Na imagem vemos o administrador e piloto-chefe da Euro Atlantic Airways, Mário Alvim, que comandou o voo, em conversa com o embaixador de Portugal em Díli, José Pedro Machado Vieira.

A chegada das primeiras vacinas da Astra Zeneca a Díli marca o início do apoio bilateral português ao processo de vacinação contra a covid-19 em Timor-Leste.

“É um primeiro lote destinado a um combate que transcende atualmente quaisquer fronteiras, o combate para pôr termo à situação pandémica que enfrentamos atualmente”, disse o embaixador de Portugal em Díli, José Pedro Machado Vieira.

Além das vacinas, o carregamento enviado inclui ainda material médico, nomeadamente seringas e agulhas, esperando-se novas remessas nos próximos meses.

No sábado passado, o primeiro-ministro português, António Costa, anunciou, em Luanda, que Portugal vai triplicar a oferta de vacinas contra a covid-19 aos PALOP (Países de Língua Oficial Portuguesa) e a Timor-Leste, passando de um para três milhões de doses.

Na conferência de imprensa final, após o encerramento da XIII Cimeira de Chefes de Estado e de Governo da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), na capital angolana, António Costa recordou que Portugal se tinha comprometido a oferecer 5% do total de vacinas, mas as contas mais recentes permitem disponibilizar quatro vezes mais.

No caso dos PALOP e de Timor-Leste, o Governo português vai “triplicar e passar de um milhão para três milhões o número de vacinas a distribuir”, referiu Costa.

Timor-Leste tem atualmente 766 casos ativos em todo o país, com um total de 26 mortes e 10.142 casos acumulados desde o início da pandemia.

A nível nacional e até segunda-feira, 250.644 pessoas (33,2% da população com mais de 18 anos) receberam a primeira dose da vacina e 56.627 pessoas (7,5%) já completaram a vacinação.

 

  • Fotos © Embaixada de Portugal em Timor-Leste

Compartilhar publicação:

REGISTE-SE

spot_img

Popular

spot_img

Mais como isso
Relacionado

AZUL terá voo direto entre Recife e a cidade do Porto, no norte de Portugal

A companhia brasileira AZUL foi autorizada a iniciar um...

APAVT lidera missão internacional de agentes de viagens à Região Administrativa Especial de Macau

A Associação Portuguesa das Agências de Viagens e Turismo...

Parlamento Europeu aprova novas normas sobre registo de dados de passageiros aéreos

O Parlamento Europeu deu luz verde a duas novas...