Euro Atlantic Airways realiza em julho mais um voo Lisboa-Díli-Lisboa

Data:

https://arabaviationsummit.net/spot_img

A companhia portuguesa Euro Atlantic Airways (EAA) vai realizar no próximo mês de julho mais um voo entre Lisboa e a cidade de Díli, na República Democrática de Timor-Leste, país situado no sudeste asiático, que integra a Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP).

O voo tem partida da capital portuguesa programada para os primeiros minutos da madrugada da segunda-feira, dia 19 de julho, fará uma escala técnica no Dubai e tem previsão de chegada ao Aeroporto Internacional Presidente Nicolau Lobato, em Díli, para a manhã do dia seguinte, pelas 06h30 locais.

A viagem, tal como as quatro anteriores feitas nos últimos meses, já em plena pandemia, será feita por um avião Boeing 7676-300ER da Euro Atlantic e com tripulação portuguesa. O serviço é fretado pelo operador turístico ‘Sonhando’, propriedade da EAA, estando já à venda em diversas agências de viagens, em Portugal e em Timor-Leste.

O regresso a Portugal será no dia 21 de julho, com partida de Díli pelas 08h30 locais e chegada a Lisboa no mesmo dia pelas 23h00 locais.

Os voos realizados pela Euro Atlantic nos últimos meses têm sido as únicas ligações que permitem uma chegada mais fácil à Europa, nomeadamente a Portugal, onde é gerada a maior percentagem de passageiros de e para Timor-Leste. Estão em curso diversos acordos de cooperação entre os dois países, nomeadamente nos âmbitos do Ensino e da Defesa e Segurança, com assinaláveis movimentações de meios humanos, pelo que o encerramento de voos regulares para Díli, à partida de países próximos, onde esses passageiros encontravam as conexões após voos da Europa para a Ásia, têm dificultado a logística desses viajantes.

Chegou a ser encarada há cerca de um ano a abertura de um voo regular mensal entre Lisboa e Díli, com a disponibilidade da Euro Atlantic para o realizar, mas as negociações com entidades oficiais em Timor-Leste não evoluíram no sentido da implementação do voo. Aliás, as negociações têm sido recorrentes desde a independência do território, tendo até sido aventada a hipótese de criação de uma parceria para criação de uma companhia nacional com meios para voos intercontinentais. A 20 de novembro de 2010 A Euro Atlantic Airways assinou em Díli um memorando de intenções para apoiar a formação da companhia aérea de bandeira de Timor-Leste, a Timor-Leste Airlines (TLA), projeto que não saiu do papel.

Têm sido realizados voos especiais, que carecem de autorização das autoridades de ambos os países e que vão servindo para atenuar o constrangimento de ligações aéreas regulares entre dois países que falam a mesma língua, em termos oficiais.

 

A República de Timor-Leste, onde trabalham presentemente alguns milhares de portugueses, tem passado nos últimos meses por algumas situações bastante complicadas. Além da pandemia de covid-19, que nas últimas semanas tem multiplicado os casos de infeção pelo vírus SARS-CoV-2, atingindo os máximos de sempre, uma tempestade lançou o caos no País, com algumas dezenas de mortos e muitas centenas de desalojados. Ao nível das infra-estruturas os prejuízos são também enormes e só nesta semana foram repostos todos os serviços essenciais.

Compartilhar publicação:

REGISTE-SE

spot_img

Popular

spot_img

Mais como isso
Relacionado

Boeing 787 da Avianca Colômbia diverge para os Açores devido a emergência médica

Um Boeing 787-8 Dreamliner da companhia aérea colombiana Avianca,...

Agência Espacial Portuguesa tem conselho consultivo que inclui a diretora-geral da Saúde

A Agência Espacial Portuguesa PT Space vai ter um...

Gabão adquire maioria do capital da Afrijet para a transformar numa companhia internacional

A República do Gabão decidiu fazer um investimento estratégico...

TAAG admite constrangimentos de frota e reprograma voos para as próximas semanas

A TAAG Linhas Aéreas de Angola lamenta profundamente os...