Euro Atlantic Airways rende militares portugueses no Afeganistão

Data:

https://arabaviationsummit.net/spot_img

Um avião Boeing B767-200ER, matrícula CS-TKR, da companhia aérea portuguesa Euro Atlantic Airways (EAA), completou nesta semana a segunda operação de projeção e retração de militares portugueses que integram e integraram a missão da NATO ‘Resolute Support’ no Afeganistão. A primeira tinha sido na primeira semana de Agosto.

O voo transportou 145 militares, da Marinha e do Exército Português, que regressaram a Portugal, no passado dia 5 de agosto, após nove meses de comissão de serviço. O avião  partiu do Aeroporto Internacional de Cabul, a 16 quilómetros da capital do Afeganistão, e foi da responsabilidade do Estado Maior das Forças Armadas que, mais uma vez, fretou um avião da companhia portuguesa para esta operação, que foi coordenada pela ‘DSV Air & Sea Portugal’, segundo informação da EAA.

A força militar portuguesa, rendida no Afeganistão, desembarcou no Aeródromo de Trânsito n.º 1 da Força Aérea Portuguesa, anexo ao Aeroporto Humberto Delgado em Lisboa, tendo feito antes uma escala técnica no Aeroporto Internacional Al Maktoum (DWC) em Jebel Ali, a 37 quilómetros da cidade do Dubai, nos Emirados Árabes Unidos. O avião fizera, dois dias antes o percurso, em sentido inverso, com outros militares que iniciaram uma comissão de serviço de nove meses.

“A Euro Atlantic Airways e a DSV Air & Sea Portugal, realizaram uma missão para o Exército Português com total segurança, descrição e sucesso”, diz um comunicado da companhia aérea portuguesa que assinala deter um “extraordinário histórico no transporte de forças militares”, nomeadamente ao serviço da Nações Unidas (ONU) e do Estado Maior General das Forças Armadas (EMGFA).

A Euro Atlantic Airways realizou outras missões para o Afeganistão, transportando forças militares espanholas, no âmbito da Aliança Atlântica (NATO). A EAA foi a primeira companhia aérea portuguesa a regressar ao Iraque, após o conflito que levou à queda do regime de Saddan Hussein. Ao serviço do Ministério da Defesa do Reino Unido, também transportou tropas britânicas para o Afeganistão e Kuwait. No quadro das Nações Unidas, a empresa portuguesa de transporte aéreo transportou “capacetes azuis” das Forças Armadas Brasileiras para o Haiti e missões militares internacionais para zonas de conflito, como da África do Sul para o Darfur, no Sudão.

Compartilhar publicação:

REGISTE-SE

spot_img

Popular

spot_img

Mais como isso
Relacionado

Boeing 787 da Avianca Colômbia diverge para os Açores devido a emergência médica

Um Boeing 787-8 Dreamliner da companhia aérea colombiana Avianca,...

Agência Espacial Portuguesa tem conselho consultivo que inclui a diretora-geral da Saúde

A Agência Espacial Portuguesa PT Space vai ter um...

Gabão adquire maioria do capital da Afrijet para a transformar numa companhia internacional

A República do Gabão decidiu fazer um investimento estratégico...

TAAG admite constrangimentos de frota e reprograma voos para as próximas semanas

A TAAG Linhas Aéreas de Angola lamenta profundamente os...