Euro Atlantic faz novo voo fretado Lisboa-Díli-Lisboa em março próximo

Data:

https://arabaviationsummit.net/spot_img

O operador turístico português ‘Sonhando’ lançou esta semana mais uma operação aérea entre Portugal e Timor-Leste, país de língua oficial portuguesa no Sudeste Asiático, que será realizada a meados do próximo mês de março. O voo será operado, como aconteceu no ano passado, por um avião Boeing 767-300ER da Euro Atlantic Airways, empresa do mesmo grupo, estando já à venda os respectivos bilhetes.

O voo sairá de Lisboa no dia 14 de março às 00h05 locais, devendo para tal os passageiros se apresentarem no Aeroporto Humberto Delgado na noite do dia 13 para as formalidades de embarque. O avião, como tem acontecido em ligações anteriores, fará uma escala de cerca de 01h30 no Aeroporto do Dubai/Al Maktoum, nos Emirados Árabes Unidos, seguindo direto para o Aeroporto Internacional Nicolau Lobato, na cidade de Díli, onde está prevista a aterragem pelas 06h15 do dia 15 de março.

No voo de regresso a Portugal a partida está programada para as 08h00 da manhã locais do dia 16 de março, estando a chegada a Lisboa prevista para as 21h30 locais do mesmo dia, depois de uma escala no Dubai.

Todos os passageiros devem apresentar um teste negativo de covid-19 feito nas últimas 72 horas antes da viagem.

No ano passado a Euro Atlantic operou três voos para a ‘Sonhando’ no mesmo percurso, em abril, setembro e dezembro. O último foi para transporte de pessoas que pretenderam passar o Natal junto de familiares, em Portugal ou em Timor-Leste, e que serviu também para rendição de funcionários governamentais deslocados no âmbito dos vários acordos de cooperação que os dois países de língua oficial portuguesa mantêm (LINK notícia relacionada).

Não existiram no passado, nem existem atualmente, ligações aéreas comerciais entre os dois países. Nem tão-pouco acordo aéreo bilateral. Em algumas ocasiões, desde a segunda proclamação da independência da República Democrática de Timor-Leste, em 2002, a Euro Atlantic esteve envolvida em negociações com o Governo de Díli, tendo em vista, primeiro a constituição de uma companhia aérea nacional, e depois a eventual abertura de uma rota entre Lisboa-Díli-Lisboa. Estes contactos voltaram a ser estabelecidos no último ano, mas a situação de pandemia mundial não permitiu avançar, ficando pelos voos comerciais esporádicos que têm de ser fretados por um operador e devem ter cabimento nas exceções permitidas presentemente pela legislação de cada país, quanto a voos essenciais ou humanitários.

 

  • Na imagem de abertura vemos um Boeing 767-300ER da Euro Atlantic no Aeroporto Internacional Nicolau Lobato, em Díli, no passado dia 14 de dezembro de 2020. Foto © Luís Miguel

Compartilhar publicação:

REGISTE-SE

spot_img

Popular

spot_img

Mais como isso
Relacionado

TICV/BestFly suspende todos os voos interilhas em Cabo Verde nesta quarta-feira (27 de março)

A companhia área regional TICV, concessionária dos voos interilhas...

UE adquire 12 aviões de combate a incêndios – Portugal abrangido pelo programa

A Comissão Europeia anunciou a disponibilização de uma uma...

Presidente e CEO da Boeing renuncia e abandona cargo no final do ano

Dave Calhoun (na imagem de abertura) anunciou nesta segunda-feira,...

Alemanha e Estado da Baviera poderão conceder garantia pública à ‘Volocopter’

O ministro dos Transportes da Alemanha equaciona conceder uma...