A companhia portuguesa Euro Atlantic Airways chegou a acordo com o governo de São Tomé e Príncipe para vender a participação que detém na STP Airways, abandonando igualmente a gestão da transportadora até ao próximo mês de outubro, disse o fundador e presidente do Conselho de Administração da companhia aérea portuguesa.
Tomaz Metello adiantou à agência noticiosa ‘Lusa’ ter a companhia apresentado uma proposta de venda da participação de 40%, depois de ter sido efectuada uma avaliação do valor da companhia aérea do arquipélago da África Equatorial, tendo o governo de São Tomé e Príncipe solicitado uma auditoria antes de tomar qualquer decisão.
O Governo da República Democrática de São Tomé e Príncipe anunciou em junho passado (LINK notícia relacionada) a intenção de terminar o contrato que mantinha com a Euro Atlantic para a gestão da STP Airways até final de outubro, tendo, entretanto, assinado um acordo com a companhia equato-guineense Ceiba Intercontinental, que irá colocar aviões ao serviço da STP Airways operados pela empresa portuguesa White Airways.
A Euro Atlantic acusou as autoridades de São Tomé e Príncipe de terem assinado o memorando com os novos parceiros, ignorando o maior parceiro privado e sem levar o acordo a assembleia-geral de acionistas (LINK notícia relacionada).
O presidente do Conselho de Administração da Euro Atlantic Airways disse ainda que, apesar da venda das ações e da saída da gestão da STP Airways, a empresa portuguesa vai manter os voos de Lisboa para São Tomé e Príncipe, agora com a marca Euro Atlantic.