Euro Atlantic realizou quarta operação Lisboa-Díli-Lisboa durante a pandemia

Data:

https://arabaviationsummit.net/spot_img

A companhia portuguesa Euro Atlantic Airways terminou nesta segunda-feira, dia 16 de março, a sua quarta operação entre Portugal e a República Democrática de Timor-Leste, depois o início da pandemia de covid-19.

Timor-Leste, uma antiga colónia portuguesa na Ásia, que tem o Português como língua oficial, tem grandes ligações a Portugal, estando ativos e em execução diversos acordos de cooperação, que exigem a movimentação de técnicos europeus, nomeadamente professores e militares, que dão apoio aos serviços de educação e de segurança nacionais timorenses, respetivamente.

Desde o início da pandemia que as companhias aéreas estrangeiras que asseguravam as ligações com o território, à exceção das australianas, deixaram de voar para a cidade de Díli. Assim surgiram os voos da Euro Atlantic, companhia que tem realizado as ligações de Lisboa, com algumas escalas, já que a distância é muito grande.

O Boeing 767-300ER, matrícula CS-TKS, da companhia portuguesa, tem assegurado as viagens para o Aeroporto Internacional Presidente Nicolau Lobato, na capital de Timor-Leste, onde em todas as vezes aterrou sob o comando do piloto Mário Alvim de Faria, com grande experiência na rota e que desempenha funções de piloto-chefe e administrador na Euro Atlantic, uma empresa com mais de 25 anos no mercado da aviação comercial, com grande destaque nos segmentos charter e ACMI.

Na viagem entre Lisboa e Dili, no dia 14 de março, embarcaram 188 passageiros, incluindo mais de uma centena de professores. Mário Alvim, que pilotou o avião na última etapa do percurso (Dubai-Díli), disse à agência de notícias portuguesa ‘Lusa’ que além dos 188 passageiros e 16 tripulantes, o avião transportou cerca de três mil quilos de carga, incluindo medicamentos, livros e roupa.

O Boeing 767-300, que partiu de Lisboa ao inicio da madrugada de domingo, hora local, aterrou em Díli cerca das 06h30 de segunda-feira, hora local (21h30 de domingo, hora de Lisboa).

A carga a bordo incluía medicamentos fornecidos pelo grupo português ‘Farmgest’, que tem um contrato com a SAMES, a farmácia central do Governo timorense.

Foram ainda transportados para Timor-Leste cerca de 500 quilos de livros e de roupa, no âmbito de duas ofertas, com o transporte a ser feito de forma gratuita pela Euro Atlantic.

Os cerca de 900 livros de fichas de Português foram oferecidos pela Editora Areal e vão agora ser distribuídos por um dos seus autores, Ricardo Antunes, residente em Timor-Leste, por vários projetos de reforço da língua portuguesa, incluindo a Fundação Quesadhip, a ABUT, o projeto ‘Por Timor um gesto uma Dádiva’ e várias escolas públicas timorenses.

Além disso, e também com o apoio de transporte da Euro Atlantic, chegaram a Díli mais de 1.600 peças de roupa para crianças, costuradas por voluntárias em Portugal e oferecidas pelo projeto ‘Dress a Girl Portugal’.

O voo da Euro Atlantic regressou nesta terça-feira, dia 16 de março, a Lisboa com 36 passageiros, fazendo escalas técnicas em Kuala Lumpur (Malásia) e no Dubai (Emirados Árabes Unidos). Aterrou em Lisboa pelas 22h50, depois de 19h38 horas de voo desde Díli.

As operações da Euro Atlantic têm servido para colmatar, em parte, o isolamento de Timor-Leste em termos de ligações comerciais aéreas que, à exceção de voos para a Austrália, estão suspensas desde há um ano.

O voo desta semana voltou a ser organizado pelo operador turístico português ‘Sonhando’. Decorreram, há poucos meses, conversações com o Governo da República Democrática de Timor-Leste com vista a um eventual acordo que garanta uma operação aérea mensal de e para Portugal, através da Euro Atlantic Airways. Contudo, não se conhecem adiantamentos na abordagem que terá ocorrido em outubro de 2020. Para a concretização do projeto seria necessário também o envolvimento do Governo de Lisboa.

 

  • Foto de arquivo mostra uma outra escala do Boeing 767-300ER da Euro Atlantic no aeroporto da cidade de Díli, em Timor-Leste, em 2020. Foto © Hélio João Delurdes.

Compartilhar publicação:

REGISTE-SE

spot_img

Popular

spot_img

Mais como isso
Relacionado

TAP Air Portugal retomou rota direta entre a Venezuela e a ilha da Madeira

– Cerimónia oficial e decoração a preceito na zona...

TAP Air Portugal terá 95 voos semanais para o Brasil no mês de julho

Uma delegação da TAP Air Portugal, liderada pelo seu...

Teste de táxi aéreo elétrico pode definir novo tipo de transporte para peregrinos do Hajj, na Arábia Saudita

Num movimento histórico, a Arábia Saudita conduziu com sucesso...