Euro Atlantic realizou quarta operação Lisboa-Díli-Lisboa durante a pandemia

Data:

https://arabaviationsummit.net/spot_img

A companhia portuguesa Euro Atlantic Airways terminou nesta segunda-feira, dia 16 de março, a sua quarta operação entre Portugal e a República Democrática de Timor-Leste, depois o início da pandemia de covid-19.

Timor-Leste, uma antiga colónia portuguesa na Ásia, que tem o Português como língua oficial, tem grandes ligações a Portugal, estando ativos e em execução diversos acordos de cooperação, que exigem a movimentação de técnicos europeus, nomeadamente professores e militares, que dão apoio aos serviços de educação e de segurança nacionais timorenses, respetivamente.

Desde o início da pandemia que as companhias aéreas estrangeiras que asseguravam as ligações com o território, à exceção das australianas, deixaram de voar para a cidade de Díli. Assim surgiram os voos da Euro Atlantic, companhia que tem realizado as ligações de Lisboa, com algumas escalas, já que a distância é muito grande.

O Boeing 767-300ER, matrícula CS-TKS, da companhia portuguesa, tem assegurado as viagens para o Aeroporto Internacional Presidente Nicolau Lobato, na capital de Timor-Leste, onde em todas as vezes aterrou sob o comando do piloto Mário Alvim de Faria, com grande experiência na rota e que desempenha funções de piloto-chefe e administrador na Euro Atlantic, uma empresa com mais de 25 anos no mercado da aviação comercial, com grande destaque nos segmentos charter e ACMI.

Na viagem entre Lisboa e Dili, no dia 14 de março, embarcaram 188 passageiros, incluindo mais de uma centena de professores. Mário Alvim, que pilotou o avião na última etapa do percurso (Dubai-Díli), disse à agência de notícias portuguesa ‘Lusa’ que além dos 188 passageiros e 16 tripulantes, o avião transportou cerca de três mil quilos de carga, incluindo medicamentos, livros e roupa.

O Boeing 767-300, que partiu de Lisboa ao inicio da madrugada de domingo, hora local, aterrou em Díli cerca das 06h30 de segunda-feira, hora local (21h30 de domingo, hora de Lisboa).

A carga a bordo incluía medicamentos fornecidos pelo grupo português ‘Farmgest’, que tem um contrato com a SAMES, a farmácia central do Governo timorense.

Foram ainda transportados para Timor-Leste cerca de 500 quilos de livros e de roupa, no âmbito de duas ofertas, com o transporte a ser feito de forma gratuita pela Euro Atlantic.

Os cerca de 900 livros de fichas de Português foram oferecidos pela Editora Areal e vão agora ser distribuídos por um dos seus autores, Ricardo Antunes, residente em Timor-Leste, por vários projetos de reforço da língua portuguesa, incluindo a Fundação Quesadhip, a ABUT, o projeto ‘Por Timor um gesto uma Dádiva’ e várias escolas públicas timorenses.

Além disso, e também com o apoio de transporte da Euro Atlantic, chegaram a Díli mais de 1.600 peças de roupa para crianças, costuradas por voluntárias em Portugal e oferecidas pelo projeto ‘Dress a Girl Portugal’.

O voo da Euro Atlantic regressou nesta terça-feira, dia 16 de março, a Lisboa com 36 passageiros, fazendo escalas técnicas em Kuala Lumpur (Malásia) e no Dubai (Emirados Árabes Unidos). Aterrou em Lisboa pelas 22h50, depois de 19h38 horas de voo desde Díli.

As operações da Euro Atlantic têm servido para colmatar, em parte, o isolamento de Timor-Leste em termos de ligações comerciais aéreas que, à exceção de voos para a Austrália, estão suspensas desde há um ano.

O voo desta semana voltou a ser organizado pelo operador turístico português ‘Sonhando’. Decorreram, há poucos meses, conversações com o Governo da República Democrática de Timor-Leste com vista a um eventual acordo que garanta uma operação aérea mensal de e para Portugal, através da Euro Atlantic Airways. Contudo, não se conhecem adiantamentos na abordagem que terá ocorrido em outubro de 2020. Para a concretização do projeto seria necessário também o envolvimento do Governo de Lisboa.

 

  • Foto de arquivo mostra uma outra escala do Boeing 767-300ER da Euro Atlantic no aeroporto da cidade de Díli, em Timor-Leste, em 2020. Foto © Hélio João Delurdes.

Compartilhar publicação:

REGISTE-SE

spot_img

Popular

spot_img

Mais como isso
Relacionado

TICV/BestFly suspende todos os voos interilhas em Cabo Verde nesta quarta-feira (27 de março)

A companhia área regional TICV, concessionária dos voos interilhas...

UE adquire 12 aviões de combate a incêndios – Portugal abrangido pelo programa

A Comissão Europeia anunciou a disponibilização de uma uma...

Presidente e CEO da Boeing renuncia e abandona cargo no final do ano

Dave Calhoun (na imagem de abertura) anunciou nesta segunda-feira,...

Alemanha e Estado da Baviera poderão conceder garantia pública à ‘Volocopter’

O ministro dos Transportes da Alemanha equaciona conceder uma...