EuroAtlantic anuncia mudanças na equipa de gestão e nova injeção de capital do acionista

Data:

https://arabaviationsummit.net/spot_img

A companhia aérea portuguesa ‘Euro Atlantic Airways – Transportes Aéreos S. A.’ (EAA), que se dedica especialmente ao fretamento de aeronaves de passageiros para voos de longo curso (wet leasing e charters), anunciou nesta quarta-feira, dia 17 de abril, mudanças na sua equipa de gestão e confirmou um novo financiamento por parte da empresa luxemburguesa que detém o controlo acionista da transportadora aérea.

Assim, segundo um comunicado de imprensa divulgado pelo grupo acionista, o até agora presidente do Conselho de Administração (Chairman) da EAA, Dane Kondic, que tinha tomado posse em abril de 2022 (LINK notícia relacionada) é substituído pelo britânico Stewart Higginson que também assumirá as funções de presidente executivo (CEO). A nova equipa de gestão completa-se com Mário Alvim, Lourenço Gomes e João Nunes, todos com grande experiência no sector da aviação comercial em Portugal e no estrangeiro, que integrarão o novo Conselho de Administração.

A par das mudanças verificadas no órgão executivo da companhia aérea, a Njord I-Jet Aviation S.A.R.L (‘Njord I-Jet’), empresa com sede no Luxemburgo que detém o controle acionista da EAA, comprometeu-se a continuar a financiar a Euro Atlantic, o que, refere o comunicado de imprensa, “demonstra a confiança da Njord I-Jet Aviation nas perspetivas positivas de futuro para o negócio e posiciona a EAA para um crescimento à medida que esta entra numa fase importante do seu desenvolvimento”.

O foco da equipa de gestão será otimizar a melhoria de desempenho e a expansão da frota atual composta por cinco aeronaves Boeing de forma a responder à procura de mercado e melhorar os seus serviços de ACMI e charter.

Stewart Higginson, o novo CEO e presidente do Conselho de Administração, tem uma vasta experiência profissional com sucesso no desempenho operacional de várias empresas de diferentes setores. É Operating Partner da Njord Partners desde fevereiro de 2015, período durante o qual ocupou vários cargos relevantes de liderança, incluindo de CEO da ‘Geoquip Marine’ e CEO da ‘Nuova Deroma’, e ocupando város cargos em Conselhos de Administração, quer como como diretor, quer como presidente. Ao longo da sua carreira recebeu vários prémios e indicações pelas reestruturações e turnarounds corporativos em que participou, incluindo o ‘International Turnaround of the Year’ pela ‘DeepOcean’ em 2012 e pela ‘SolidAl’ em 2020.

Stewart Higginson foi diretor da Alix Partners por nove anos e é membro do ‘Institute of Turnaround’ do Reino Unido.

Mário Alvim, Lourenço Gomes e João Nunes têm muitos anos de experiência na Euro Atlantic e, consequentemente, na indústria da aviação comercial.

Mário Alvim é Piloto-Chefe da Euro Atlantic e está na empresa desde o seu ano de fundação (1993), tendo começado a sua carreira na Air Atlantis, um ex-subsidiária da TAP para o segmento de charters, entretanto extinta.

Lourenço Gomes é Diretor de Operações (COO) e ingressou na empresa em março de 2016, tendo anteriormente ocupado cargos de gestão na TAP, iniciando a sua carreira como piloto da Portugália Airlines, TAP Air Portugal e Emirates.

João Nunes regressou à Euro Atlantic em março de 2023, depois de ter trabalhado na mesma empresa entre 2004 e 2008. Exerce presentemente a função de Diretor administrativo. A sua carreira de mais de 25 anos na aviação inclui funções experientes na TAP Air Portugal, Netjets e JetCapitalAviation, onde foi Airworthiness Manager e Deputy Accountable Manager.

A Njord I-Jet é detida por fundos de capital geridos pela Njord Partners LLP, um investidor de longo prazo e com experiência comprovada no mercado de pequenas e médias empresas na Europa Ocidental. A Njord Partners gere um portefólio de ativos num valor superior a mil milhões de euros, fornecendo soluções de capital e participando ativamente nas melhorias estratégicas e operacionais das empresas que fazem parte do seu portefólio, gerando valor para todos os parceiros.

Compartilhar publicação:

REGISTE-SE

spot_img

Popular

spot_img

Mais como isso
Relacionado

Airbus Atlantic vai contratar neste ano mais 50 técnicos para a unidade do norte de Portugal

A Airbus Atlantic Portugal vai contratar mais 50 colaboradores...

Pilotos apoiam parecer da administração da SATA sobre a privatização da Azores Airlines

O Sindicato dos Pilotos da Aviação Civil (SPAC) de...

Sindicatos criticam proposta da OGMA – Trabalhadores reúnem-se em plenário

Três sindicatos voltaram a criticar, em véspera de plenário...

LAM já pode transportar carga aérea de Moçambique para Lisboa

A Confederação das Associações Empresariais de Moçambique (CTA) diz...