Bem-vindo, !|Sair

F18A Hornet cai nos arredores de Madrid – Piloto morreu


 

Um avião caça-bombardeiro F18A Hornet da Força Aérea Espanhola (‘Ejército del Aire’) caiu na manhã desta terça-feira, dia 17 de outubro, poucos segundos após descolar da Base Aérea de Torrejón de Ardoz, a poucos quilómetros ao Aeroporto Internacional Adolfo Suárez/Barajas, na cidade de Madrid.

O acidente verificou-se pelas 11h00 locais. O avião que estava a sair para uma missão de treino, fez uma descolagem comprida, tendo levantado voo quase no final da pista, mas caído logo de seguida, quando, segundo algumas testemunhas, ainda nem tinha atingido os 50 metros de altitude. Não houve tempo, nem altitude suficientes para o piloto se ejetar.

O acidente provocou a morte do tenente piloto-aviador Fernando Pérez Serrano, de 26 anos de idade, natural de Múrcia, único tripulante do aparelho, segundo informou o Ministério da Defesa de Espanha. A queda do avião, que tem dois motores, deu origem a uma gigantesca bola de fogo.

Este é o segundo acidente grave com um avião caça-bombardeiro da Força Aérea Espanhola. No passado dia 12 de outubro, um ‘Eurofighter EF-2000’  caiu ao regressar à Base Aérea de Albacete, depois do tradicional desfile militar do Dia Nacional de Espanha, na capital espanhola, tendo morrido o piloto (LINK notícia relacionada).

Desde o ano de 1988 já caíram 11 aviões F18A Hornet do ‘Ejército del Aire’, designação dos ramo de Aviação das Forças Armadas Espanholas. O último acidente verificou-se no arquipélago das Canárias, em junho de 2006: dois F18 que estavam estacionados na Base Aérea de Gando, na ilha de Grã Canária, colidiram no ar, durante um exercício. Os pilotos salvaram-se, pois ejetaram-se sobre o mar, tendo os aviões afundado.

O Ministério da Defesa de Espanha apresentou condolências ao comando da Força Aérea e aos familiares do piloto-aviador falecido, tendo ordenado a abertura de um inquérito para apurar as razões da queda do avião.

  • Na imagem de entrada vemos o tenente piloto-aviador Fernando Pérez Serrano. Foto © Ministério da Defesa, Espanha.

Leave A Comment

Download de Notícias

Destaques

Temas

Área Geográfica