FAB recebeu Airbus C-295 equipado para resgate e apoio à Defesa Civil

Data:

https://arabaviationsummit.net/spot_img


 

A Força Aérea Brasileira (FAB) recebeu na semana passada a nova aeronave C-295 (SC-105 Amazonas, nomenclatura da FAB), equipada para busca e salvamento. A cerimónia de entrega ocorreu na fábrica da Airbus, em Sevilha, Espanha, e contou com a presença do ministro da Defesa, Raul Jungmann, do comandante da Aeronáutica, brigadeiro Nivaldo Luiz Rossato, além dos militares que constituirão a tripulação que levará o avião para o Brasil.

A entrega é a primeira de dois aviões, que, segundo o ministro Jungmann, “amplia a capacidade da Força Aérea de atuar em desastres; de recuperar e resgatar pessoas vítimas de naufrágios, que se encontram isoladas, por exemplo, na selva amazónica; e de ajudar e apoiar a Defesa Civil”.

A aeronave participa na exposição estática do ‘Paris Air Show’ que decorre esta semana no Aeroporto de Le Bourget, nos arredores de Paris, em França. Após a feira o novo C-295 da FAB fará um roteiro de demonstrações por países da Ásia e da América do Norte, antes de chegar ao Brasil.

A SC-105 Amazonas, esta a designação militar do novo equipamento da FAB, será operada pelo Esquadrão Pelicano (2º/10º GAv), sediado na Ala 5, em Campo Grande (Mato Grosso do Sul). O major Leonardo Machado Guimarães, chefe de operações do esquadrão, afirma que a nova aeronave representa um novo passo nas atividades de busca e salvamento. “Esta é uma aeronave planejada, customizada inteiramente para a missão, com um aparato de novas tecnologias que vão com certeza aumentar a operacionalidade da unidade”, afirmou.

Segundo o gerente do projeto na Comissão Coordenadora do Programa Aeronave de Combate (COPAC), responsável pela aquisição de aeronaves na FAB, major Fabio Affonso da Silva, receber o avião é a consagração de todo um trabalho. “É gratificante entregar ao operador exatamente o que foi pensado e atingir todos os resultados. É o coroamento de todo o nosso esforço, ainda mais quando vemos uma tripulação preparada, e que participou de treinamentos para tal, podendo decolar com um avião destes”, ressaltou.

 

SC-105 Amazonas

Com tecnologia e funcionalidades específicas, a nova aeronave possui três itens que farão o diferencial para as ações de busca e salvamento: radar com abertura sintética, imageamento por infravermelho e integração de sistemas.

O radar tem capacidade de monitorar, em 360 graus e simultaneamente, até 640 alvos em um raio de 200NM (370 km). Pode detectar alvos tão pequenos quanto um bote e acompanhá-los em movimento na superfície com até 75kts (139 km/h). Além disso, pode captar imagens com resolução de até um metro quadrado dentro de uma área de 2,5km x 2,5km.

O sistema eletro-óptico infravermelho, que permitirá operação 24 horas, tem a versão mais recente da câmara FLIR (Forward Looking Infra-Red). Além de registar imagens coloridas, pode aproximá-la em 18 vezes e operar em ambiente de baixa luminosidade. O modo de operação em que o sensor de infravermelho é utilizado conta ainda com zoom de 71 vezes e funciona detectando o contraste termal, ou seja, por diferença de temperatura. Consegue gerar uma imagem independente de luz ambiente. O sistema pode gravar até 6 horas de imagens.

 

  • Com informações da Agência Força Aérea da FAB


“Como

 

 

Compartilhar publicação:

REGISTE-SE

spot_img

Popular

spot_img

Mais como isso
Relacionado

TICV/BestFly suspende todos os voos interilhas em Cabo Verde nesta quarta-feira (27 de março)

A companhia área regional TICV, concessionária dos voos interilhas...

UE adquire 12 aviões de combate a incêndios – Portugal abrangido pelo programa

A Comissão Europeia anunciou a disponibilização de uma uma...

Presidente e CEO da Boeing renuncia e abandona cargo no final do ano

Dave Calhoun (na imagem de abertura) anunciou nesta segunda-feira,...

Alemanha e Estado da Baviera poderão conceder garantia pública à ‘Volocopter’

O ministro dos Transportes da Alemanha equaciona conceder uma...