FAP adquire seis helicópteros Sikorski UH-60 Black Hawk para combater fogos florestais

Data:

https://arabaviationsummit.net/spot_img

A Força Aérea Portuguesa (FAP) adquiriu seis helicópteros bombardeiros médios, Sikorski UH-60 Black Hawk que passarão a integrar os meios próprios do Estado Português no combate aos incêndios florestais rurais.

Segundo um comunicado distribuído pelo Estado Maior da FAP, o contrato para aquisição dos novos meios foi assinado, no passado dia 12 de agosto, com a empresa adjudicatária ‘Arista Aviation Services, LLC’, e resultou de um do concurso público autorizado pela Resolução do Conselho de Ministros n.º 27/2021, de 4 de março.

O contrato inclui o fornecimento de material e ferramentas, apoio técnico de manutenção até 2026 e formação para seis pilotos e 21 mecânicos.

A entrega dos dois primeiros helicópteros está prevista para o primeiro trimestre de 2023 e esta aquisição é financiada em cerca de 81% por fundos comunitários, através do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR).

O helicóptero UH-60 Black Hawk permite o transporte de uma equipa de 12 bombeiros e respetivo equipamento, com uma autonomia de voo, com largada de água, de cerca de 150 minutos (duas horas e meia), garante a Força Aérea Portuguesa. Possui a capacidade de transportar até 2.950 litros de água por largada.

Portugal tem sido, nos últimos anos, um dos países europeus mais afetados pelos fogos de Verão, em zonas rurais e de montanha, que têm consumido vastas áreas florestais e agrícolas, com perdas irreparáveis, quer em termos materiais, quer em termos humanos. Diversas vezes foi accionado o Mecanismo de Proteção Civil da União Europeia, que permitiu a vinda temporária de aviões anfíbios pesados Canadair de Espanha, França e Grécia, que ajudaram os bombeiros portugueses na luta contra esses incêndios.

Dados do Instituto da Conservação da Natureza e da Floresta (ICNF) divulgados no passado dia 23 de agosto, apontam que, apenas neste ano, o fogo já consumiu mais de 100 mil hectares de zonas florestais.

 

Compartilhar publicação:

REGISTE-SE

spot_img

Popular

spot_img

Mais como isso
Relacionado

Greve dos tripulantes da TACV/Cabo Verde Airlines afetará apenas os voos internacionais

A TACV Cabo Verde Airlines informou nesta quarta-feira, dia...

Contrato com a Binter para as ligações interilhas na Madeira prorrogado até setembro

A companhia aérea espanhola Binter vai assegurar por mais...

EuroAtlantic anuncia mudanças na equipa de gestão e nova injeção de capital do acionista

A companhia aérea portuguesa ‘Euro Atlantic Airways – Transportes...