FAP rejeita responsabilidades nos pedidos de escalas no aeroporto das Lajes (Açores)

Data:

https://arabaviationsummit.net/spot_img

A Força Aérea Portuguesa (FAP) rejeitou ter responsabilidades na autorização de pedidos de escala técnica no aeroporto das Lajes, na ilha Terceira, na Região Autónoma dos Açores, em resposta às acusações do líder do CDS-PP/Açores.

“A Força Aérea informa que desde a certificação para uso civil da Base Aérea n.º 4 (BA4), no dia 22 julho de 2018, a autorização para qualquer movimento de aeronaves civis é responsabilidade da Aerogare Civil das Lajes”, adiantou fonte oficial em resposta a questões colocadas por escrito pela agência de notícias ‘Lusa’.

O líder do CDS-PP/Açores afirmou esta semana que o número de escalas técnicas no aeroporto das Lajes diminuiu “drasticamente” desde a sua certificação para a utilização permanente pela aviação civil, tecendo críticas ao executivo açoriano, liderado pelo socialista Vasco Cordeiro, e à Força Aérea Portuguesa.

“A conclusão a que chegamos é que ficou tudo na mesma ou piorou. E piorou relativamente às escalas técnicas. As escalas técnicas diminuíram drasticamente por uma conjunção de esforços da SATA [grupo aéreo sedeado nos Açores] e da Força Aérea que, deliberadamente, não aceitam e recusam escalas técnicas pedidas para as Lajes, que depois têm de derivar para outro aeroporto”, afirmou o líder regional centrista, Artur Lima, à margem de uma reunião com a direção da Aerogare Civil das Lajes.

Em 23 de julho de 2018, foi assinado um protocolo para a certificação para a utilização permanente pela aviação civil do Aeroporto Internacional das Lajes, onde estão a Base Aérea n.º 4, da Força Aérea Portuguesa, e o 65th Air Base Group, da Força Aérea norte-americana.

Segundo o líder regional centrista, têm sido recusadas escalas técnicas às terças-feiras, quintas-feiras e sábados e há até mesmo uma companhia aérea que aguarda por autorização para uma escala frequente.

“Foi pedido por uma companhia aérea – e isto é um escândalo – a operação de um A380 para escalar as Lajes, em escala técnica, de 15 em 15 dias. O pedido foi feito já há muito tempo e a Força Aérea ainda não respondeu. Um A380, o maior avião de passageiros do mundo, para escalar as Lajes, a única pista nos Açores em que é possível”, frisou.

O também líder da bancada parlamentar do CDS na Assembleia Legislativa dos Açores adiantou que a justificação que terá sido dada oficiosamente à companhia aérea relacionada com a “envergadura da asa” não é válida, tendo em conta que operam nas Lajes o maior avião de carga do mundo e um avião militar de grande dimensão.

Em resposta à ‘Lusa’, a FAP confirmou que houve uma empresa que “mostrou interesse em utilizar a BA4 como alternante, com uma aeronave do tipo A380”, mas salientou que a infraestrutura não tem condições de segurança para a operação deste tipo de aeronave.

“Mais se informa que a BA4 é um aeródromo de categoria 8 e que a operação da aeronave A380 exige categoria 10. Mantendo-se essas condições não é possível a sua operação na BA4”, realçou.

Questionada também pela ‘Lusa’, fonte da Secretaria Regional dos Transportes e Obras Públicas remeteu esclarecimentos para esta sexta-feira.

Compartilhar publicação:

REGISTE-SE

spot_img

Popular

spot_img

Mais como isso
Relacionado

Turismo de Portugal conquista prémio de melhor destino no ‘Routes Europe 2024’

O Turismo de Portugal venceu o galardão de ‘Melhor...

Moçambique prossegue investigação sobre alegados desvios de receitas na companhia aérea estatal LAM

A procuradora-geral da República de Moçambique confirmou que estão...

AZUL terá voo direto entre Recife e a cidade do Porto, no norte de Portugal

A companhia brasileira AZUL foi autorizada a iniciar um...