A Força Nacional Destacada Portuguesa no Mali, recebeu neste domingo, dia 15 de novembro, no Aeroporto Internacional de Bamako, capital do Mali, um avião Airbus C-295M da Força Aérea Portuguesa (FAP), para substituição de outro do mesmo modelo que regressa à base em Portugal.
O avião que chegou ao Mali está pronto para realizar as missões no âmbito da Missão Multidimensional Integrada das Nações Unidas para a Estabilização do Mali (MINUSMA), anunciou nesta segunda-feira, dia 16 de novembro, a FAP.
O destacamento da Força Aérea Portuguesa, que integra os ‘capacetes azuis’ das Nações Unidas no Mali desde o passado dia 15 de julho, é composto por 63 militares e um avião C-295M.
A MINUSMA foi criada em 25 de abril de 2013 pelo Conselho de Segurança das Nações Unidas para estabilizar o Mali, país da África Ocidental, após a rebelião dos tuaregues em 2012, que já causou milhares de vítimas. Portugal é dos países que integram a missão de cerca de 12.000 militares de diversos países que estão deslocados no Mali ao serviço das Nações Unidas.