Festival aéreo da ARC em Lisboa nos dias 2 e 3 de julho deste ano

Data:

https://arabaviationsummit.net/spot_img



 

A ‘Air Racing Championship’ (ARC), marca registada pela empresa portuguesa ‘Pelicano,’ vai realizar este ano três provas de acrobacia aérea em países europeus, disse ao ‘Newsavia’ o comandante Nuno Molarinho, CEO da organização que lidera o projecto e também gestor e sócio-gerente da empresa.

Para já está assegurada a realização da prova em Lisboa, já marcada para os dias 2 e 3 de julho próximos, e que irá decorrer no estuário do Rio Tejo, frente ao Parque das Nações, onde em 1998 se realizou a Exposição Mundial. Em negociação, mas ainda sem datas marcadas, estão mais duas provas, que deverão realizar-se em Espanha e na França, nas cidades de Múrcia e de Nice, respectivamente.

O comandante Nuno Molarinho manifestou-se bastante satisfeito pela forma como estão a decorrer os trabalhos de organização da prova que terá lugar na capital portuguesa, incluindo a entrada de um novo grande patrocinador que substituirá a NOS, empresa de telecomunicações, que em 2014 patrocinou a primeira prova ARC que decorreu em Portugal, na baía do Estoril-Cascais, e que por ter feito este ano uma grande aposta na I Liga Profissional de Futebol, não estará neste evento. “Tem havido uma excelente comunicação e há investimento assegurado, se bem que ainda não possamos revelar a entidade que nos irá patrocinar”, disse-nos.

Nuno Molarinho falou ao ‘Newsavia’ no final das provas de qualificação de pilotos, a grande maioria estrangeiros, que decorreram entre os dias 12 e 19 de janeiro, no Aeródromo Municipal de Ponte de Sor, no Alentejo, e que são necessárias para habilitar os candidatos que pretendem participar nestas corridas europeias.

PRTC Ponte de Sor jan2016 BrunoBelém_01 900px

‘Pylon Racing Training Camp’ em Ponte de Sor

O ‘Pylon Racing Training Camp’ (PRTC), assim se denominou o evento de Ponte de Sor na semana passada, é um centro de treino e avaliação para a pré-seleção e admissão de pilotos que não tinham participado ainda no campeonato internacional do ARC. Um treino intensivo durante uma semana sob a orientação de experimentados pilotos internacionais, com os candidatos divididos em três categorias: Extreme, Vintage e Sport.

A ARC é uma corrida profissional única no mundo e de enorme exigência técnica inspirada nos grandes eventos aeronáuticos da Reno e da Red Bull Air Race.

PRTC Ponte de Sor jan2016 BrunoBelém_03 900px

O evento que levou muita gente à localidade alentejana, nomeadamente fim-de-semana de 16 a 17 de janeiro, para apreciar o anunciado ‘air show’ contou com a participação de cerca de 40 pilotos e aeronaves ligeiras preparadas para exibições, voos de formação e corridas de acrobacia aérea, oriundos da Bélgica, Espanha, Estados Unidos da América, França, Portugal, Reino Unido e República Checa.

Em Ponte de Sor estiveram ainda pilotos experientes, com muita prática e inúmeras participações em provas do tipo ARC, cujo papel principal foi ensinar os mais novos ou com menos prática em voos de formação e acrobacia, transmitir-lhes novas técnicas e apurar procedimentos necessários para futuras exibições e para tirarem das suas máquinas o melhor rendimento.

O comandante Nuno Molarinho explicou-nos que a seleção dos participantes obedeceu a dois critérios fundamentais: a sua experiência como pilotos militares, pois estarão sempre mais habituados a voar em formação, e como pilotos de acrobacia. Foram seleccionados três grupos de oito pilotos, considerados os mais capazes, e que, a partir de agora, ganharam direito a participarem nas próximas provas da ARC.

O organizador destacou ainda a grande qualidade dos pilotos que surgiram em Ponte de Sor, nomeadamente tripulando aviões tipo RG, muito velozes e com excelente técnica que irão certamente dar às provas a emoção que sempre o público gosta de acompanhar no solo.

PRTC Ponte de Sor jan2016 BrunoBelém_02 900px

Inesperada intervenção da ANAC atrasou ‘airshow’ em Ponte de Sor

A propósito de público registou-se em Ponte de Sor, no domingo, dia 17 de janeiro, uma inesperada (se bem que legal) intervenção da Autoridade Nacional de Aviação Civil (ANAC) portuguesa. Uma equipa de inspectores parou os treinos durante largos minutos, a pretexto de verificar a documentação dos pilotos e das aeronaves, permitindo depois que, primeiro, os pilotos portugueses prosseguissem as suas exibições, e depois, os estrangeiros. Uma atitude que poderia ter acontecido em outra oportunidade e que por tal fato deixou a organização incomodada, já que nesse dia e nessa hora tinham-se deslocado a Ponte de Sor muitas centenas de pessoas, para assistirem à evolução dos pilotos e das suas aeronaves, um espectáculo seguido sempre com muito interesse e emoção pelos amantes da aviação desportiva.

O evento contou com o apoio de patrocinadores que acompanham desde há algum tempo a ARC, nomeadamente a Warter Aviation, empresa de distribuição de combustíveis para aviação, e a Sumol Compal. Contou também com o apoio da Câmara Municipal daquela localidade do interior alentejano.

PRTC Ponte de Sor jan2016 BrunoBelém_04 900px

ARC participa em convénio sobre eventos aeronáuticos em Malta

Confirmando a sua inclusão entre os demais parceiros da actividade a ‘Air Racing Championship’ acaba de ser convidada a participar num convénio sobre aviação que decorrerá em março próximo na ilha de Malta, sob os auspícios da FIA (Federação Internacional de Aeronáutica).

O comandante Nuno Molarinho destaca a importância deste convite, na medida em que confirma a organização como parceiro neste tipo de eventos. O representante da ARC falará durante cerca de meia hora.

 

  • Fotos do evento realizado em Ponte de Sor, da autoria de Bruno Belém /Especial para o ‘Newsavia’

 

Compartilhar publicação:

REGISTE-SE

spot_img

Popular

spot_img

Mais como isso
Relacionado

Contrato com a Binter para as ligações interilhas na Madeira prorrogado até setembro

A companhia aérea espanhola Binter vai assegurar por mais...

EuroAtlantic anuncia mudanças na equipa de gestão e nova injeção de capital do acionista

A companhia aérea portuguesa ‘Euro Atlantic Airways – Transportes...

Pilotos da TACV – Cabo Verde Airlines marcam greve de cinco dias entre 25 e 29 de abril

O Sindicato Nacional dos Pilotos da Aviação Civil (SNPAC)...

Luís Rodrigues completa primeiro ano à frente da TAP marcado por lucro recorde

O presidente da TAP, Luís Rodrigues, completa neste domingo,...