Força Aérea sorteia 66 voos de C-295

Data:

https://arabaviationsummit.net/spot_img

Os aviões e os automóveis clássicos foram, no sábado, dia 5 de Setembro, a grande atracção do Dia de Base Aberta da BA1, na Granja do Marquês (Sintra), a par, naturalmente, dos baptismos de voo num avião de transporte táctico C-295 da Força Aérea. Embora limitados a pouco mais de 60 pessoas (33 de manhã e outro tanto à tarde), o sorteio destes voos foi motivo suficiente para uma grande afluência de público, logo a partir das 10 horas da manhã. Mas quem não logrou voar no C-295 sempre beneficiou de uma entrada grátis no Museu do Ar, das visitas à torre de controlo da BA1, à secção de assistência e socorro, ao simulador do avião de instrução Epsilon, e assistiu às demonstrações cinófilas e de falcoaria. Outro ponto alto, foi a reconstituição de um acampamento da 2ª Guerra Mundial, com soldados alemães e aliados armados e vestidos a rigor, tendas de campanha, vários Jeep Willys e um Piper L-4H Grasshopper, de 1944, do qual foram produzidas 181 unidades. A versão exposta caracteriza-se por ser um melhoramento da versão L-4B com a inclusão de um rádio. Estas aeronaves eram utilizadas como avião de reconhecimento e controlo aéreo avançado.

(c) André Garcez Photography

(c) André Garcez Photography

Além de 40 viaturas clássicas em exposição estática – entre as quais o Mini Moke da ANA, que foi primeiro “follow me” do aeroporto de Lisboa e a célebre ambulância VW “pão de forma” da Força Aérea – destaque para os aviões da BA1 – Chipmunk Mk20 e Epsilon TB30 – e para as aeronaves visitantes, entre as quais, um Beechcraft UC45J Expeditor (N9440), de 1945, que deriva do modelo civil Beechcraft 18, também conhecido por “Tween Beech”. É um bimotor de asa baixa e trem convencional, que esteve ao serviço da Marinha dos Estados Unidos. Em 2014, o N9440 veio dos EUA para Portugal voando através da chama “rota polar”, atravessando países como Canadá, Gronelândia, Islândia e Reino Unido, até chegar a Portugal. Para tal viagem foram efectuadas diversas escalas técnicas bem como a instalação de tanques de combustível extra que aumentaram consideravelmente a sua autonomia.

(c) André Garcez Photography

(c) André Garcez Photography

Do Algarve, voou até Sintra um Chipmunk T Mk20, de 1951, com as cores da Royal Air Force (WG350); e de Leiria, um Piper L-21B Super Cub, de 1961, a versão militar do PA-18 Super Cub da Piper, um modelo que era uma evolução do PA-11 Cub Special com linhas que remontam ao original J-3 apelidado de “Cub”. Na vida militar e tal como o L-4 Grasshopper, este modelo foi utilizado sobretudo na vigilância aérea. O avião exposto voou para a Força Aérea Portuguesa tendo depois transitado para o Aero Clube de Leiria, passando a utilizar o registo civil CS-AQN.

(c) André Garcez Photography

(c) André Garcez Photography

O evento inseriu-se no âmbito das comemorações do 63º aniversário da Força Aérea e contou com a organização do Vintage Aeroclub (responsável pelo recente restauro do Dakota DC-3 em exposição no Museu do Ar), assim como com a colaboração da ADAPT (Associação Desportiva Airsoft Português-APD) e da APVMA (Associação Portuguesa de Viaturas Militares).

Compartilhar publicação:

REGISTE-SE

spot_img

Popular

spot_img

Mais como isso
Relacionado

AZUL terá voo direto entre Recife e a cidade do Porto, no norte de Portugal

A companhia brasileira AZUL foi autorizada a iniciar um...

APAVT lidera missão internacional de agentes de viagens à Região Administrativa Especial de Macau

A Associação Portuguesa das Agências de Viagens e Turismo...

Parlamento Europeu aprova novas normas sobre registo de dados de passageiros aéreos

O Parlamento Europeu deu luz verde a duas novas...