O furacão ‘Ophelia’ que está a assolar desde o domingo, dia 15 de outubro, o norte da Grã-Bretanha e a Irlanda, já provocou o cancelamento de mais de 250 voos nos aeroportos irlandeses de Dublin, Cork e Shannon, informaram as agências noticiosas internacionais.
Aer Lingus, Ryanair, British Airways, Air France, CityJet, Emirates, Qatar Airways, KLM e Norwegian resolveram mesmo cancelar as suas operações de e para a Irlanda perante as perspectivas de desenvolvimento da previsão meteorológica para esta segunda-feira, dia 16 de outubro. Foram fortemente afetadas as ligações aéreas para destinos continentais na Europa, nomeadamente Amesterdão, na Holanda, e Bruxelas, na Bélgica.
O governo irlandês recomendou para a população evitar andar na rua, tendo sido encerrados hospitais e escolas. O furacão ‘Ophelia’ procede de sul e no sábado afetou o arquipélago português dos Açores, em cujas ilhas foram cancelados diversos voos comerciais.
As previsões apontam para uma melhoria do tempo na terça-feira, se bem que durante a noite os ventos não tenham abrandado. Em toda a República da Irlanda já se registaram três mortos.