GOL lidera mercado dos voos domésticos no Brasil

Data:

https://arabaviationsummit.net/spot_img

A demanda por voos domésticos no Brasil, no passado mês de fevereiro, recuou 3,1% comparativamente com o mesmo mês de 2015. Esta é a sétima variação negativa consecutiva, revela um comunicado da Associação Brasileira das Empresas Aéreas (ABEAR), que anuncia que a oferta também teve queda, mas menor, de um por cento na mesma base, repetindo o ocorrido nos últimos seis meses.

A retração da demanda superior à da oferta pela quinta vez seguida revela o forte desaquecimento do mercado e se mostra como limitador dos esforços do setor para preservar a ocupação dos voos. Com efeito, a ocupação média dos voos no segmento doméstico recuou 1,66 ponto percentual, situando-se em 78,43%. O total de passageiros transportados em voos dentro do Brasil somou 7,2 milhões, um decréscimo de 0,7% sobre fevereiro do ano passado.

Os números são a compilação das estatísticas de AVIANCA, AZUL, GOL e TAM, integrantes da ABEAR e responsáveis por 99% do mercado doméstico.

A sequência de resultados mensais negativos aponta para um resultado ruim para o ano de 2016. Considerados os 12 meses mais recentes (março/15 a fevereiro/16) comparados aos 12 meses imediatamente anteriores, a oferta tem redução de 0,3%, para uma demanda que recua 1%.

 

Em fevereiro deste ano a participação do mercado doméstico por empresas ficou assim distribuída:

 

GOL – 36,24%

TAM – 35,71%

AZUL – 16,71%

AVIANCA – 11,33%

 

Procura ainda cresce nas viagens internacionais onde a TAM lidera o mercado

No segmento internacional, a demanda consolidada por transporte aéreo das associadas ABEAR ainda mostra crescimento, avançando 5,5% em fevereiro ante o mesmo mês do ano anterior. As variações mensais, todavia, mostram clara tendência de desaceleração desde meados do ano passado, quando estavam em um patamar de dois dígitos. A oferta, ao seu turno, foi expandida em 4,2% no mês. Com a demanda subindo acima da oferta, o fator de aproveitamento teve elevação de um ponto percentual, chegando a 80,79%. O número de passageiros transportados nos voos conectando o Brasil e o exterior cresceu 8,8%, totalizando 620 mil viagens.

Para o segmento internacional, as estatísticas das associadas ABEAR representam apenas uma parcela do mercado total. A fatia restante é detida pelas companhias aéreas de bandeira estrangeira.

Entre as companhias aéreas brasileiras, o ‘ranking’ das vendas de voos para destinos internacionais, ficou assim ordenado, após serem conhecidos os resultados do mês de fevereiro:

 

TAM – 77,77%

GOL – 12,57%

AZUL – 9,57%

AVIANCA – 0,09%

 

Em janeiro de 2016, último dado disponível na base da ANAC/Brasil na qual é possível analisar o mercado total, ou seja, incluindo brasileiras e estrangeiras, a demanda internacional consolidada teve retração de 3,6%. Como no mês o desempenho das companhias brasileiras (crescimento de 6,6%) foi melhor do que o das congéneres estrangeiras (queda de 6,9%), as empresas nacionais ganharam participação, passando de 25% para 27%.

 

Compartilhar publicação:

REGISTE-SE

spot_img

Popular

spot_img

Mais como isso
Relacionado

Brasil pretende abrir a operação de voos domésticos a companhias aéreas estrangeiras na Amazónia

O Governo brasileiro indicou nesta quarta-feira, dia 23 de...

Controladores aéreos em França levantam greve mas preveem-se muitos cancelamentos nesta 5ª feira

Dezenas de milhares de passageiros ficarão privados de voos...

Cabo Verde suspende Certificado de Operador Aéreo e Licença de Explorador Aéreo da TICV

 O Gabinete de Apoio ao Conselho de Administração da...