Governo de Cabo Verde esclarece sobre processo de certificação do EMB 190 da TICV

Data:

https://arabaviationsummit.net/spot_img

A Agência de Aviação Civil (AAC) de Cabo Verde, entidade reguladora independente da aviação neste país africano de língua oficial portuguesa, distribuiu esta semana um comunicado oficial em que informa sobre o que se tem passado nos últimos meses, desde a chegada ao País do novo avião Embraer 190, que se apresentou como reforço da frota da BestFly Cabo Verde (LINK notícia relacionada).

 

  1. Em relação à aeronave Embraer190-100IGW com número de série MSN 19000102, a Agência de Aviação Civil recebeu da Transportes Interilhas de Cabo Verde (TICV) o pedido de certificação da referida aeronave, em conformidade com os requisitos regulamentares, a 11 de abril de 2022. A 3 de junho de 2022 a AAC concluiu o referido processo de certificação da aeronave, antes do período estipulado pelos regulamentos, tendo sido consequentemente emitidos os seguintes documentos: Certificado de Matrícula, Certificado de Aeronavegabilidade, Certificado de Ruído e Licença de Estação de Rádio, ficando o aparelho apto a ser operado.
  2. Quanto à introdução do aparelho nas especificações de operações (OPSPECS) da TICV, facto que permitiria a operação comercial em pleno, o pedido para alteração do AOC da TICV foi feito no dia 7 de março de 2022, apenas com a entrega do formulário sem o acompanhamento e devida entrega da documentação requerida. É de se destacar que este processo envolvia vários sub-processos, como a certificação de organização de formação para pilotos, para técnicos de manutenção e para oficiais de operações, a certificação da organização de manutenção para a aeronave, a aprovação de operações especiais (PBN e RVSM) da aeronave, a alteração da licença de explorador aéreo da TICV, a aprovação de simulador de pilotos, a aprovação dos diversos manuais das áreas operacionais, dos programas e outros documentos.
  3. Entretanto, a 1 de setembro de 2022 a TICV solicitou a suspensão/cancelamento do pedido de alteração do AOC e consequente incorporação da aeronave nas especificações de operações (OPSPECS) por razões que apenas à TICV cabe clarificar junto da opinião pública.
  4. Convém realçar que até à data da notificação formal sobre o “cancelamento da integração da aeronave Embraer 190 no AOC da TICV” no dia 1 de setembro de 2022, a TICV ainda não havia entregue toda a documentação requerida e feito a correção de todas as discrepâncias apontadas ao longo do processo.
  5. No que diz respeito aos regulamentos da aviação civil de Cabo Verde a Agência de Aviação Civil tem acompanhado as Normas e Práticas internacionais da ICAO, estando ciente das dinâmicas e desafios deste sector dinâmico, cujas mudanças procura acompanhar sem descurar da garantia da segurança. Igualmente, importa salientar, que a AAC tem mantido esforços consistentes com vista a melhorar continuamente o figurino legal, contando igualmente com o contributo dos diversos stakeholders, onde se inclui os operadores aéreos, através, também, da submissão à consulta pública de todas as alterações da legislação.
  6. Por último importa salientar a missão da AAC, que tem sido a de regular e promover o desenvolvimento seguro, regular, eficiente e sustentável da atividade da Aviação Civil em Cabo Verde, contribuindo com isso fortemente para o crescente prestígio de Cabo Verde a nível da aviação civil internacional.”

Compartilhar publicação:

REGISTE-SE

spot_img

Popular

spot_img

Mais como isso
Relacionado

Boeing 787 da Avianca Colômbia diverge para os Açores devido a emergência médica

Um Boeing 787-8 Dreamliner da companhia aérea colombiana Avianca,...

Agência Espacial Portuguesa tem conselho consultivo que inclui a diretora-geral da Saúde

A Agência Espacial Portuguesa PT Space vai ter um...

Gabão adquire maioria do capital da Afrijet para a transformar numa companhia internacional

A República do Gabão decidiu fazer um investimento estratégico...

TAAG admite constrangimentos de frota e reprograma voos para as próximas semanas

A TAAG Linhas Aéreas de Angola lamenta profundamente os...