O Governo dos Açores, região autónoma portuguesa no Atlântico Norte, autorizou a redistribuição do valor do aumento do capital social da companhia aérea SATA Air Açores, para que este ano sejam transferidos mais dois milhões de euros para a companhia aérea, anunciou o executivo regional.
Em julho, foi anunciado um aumento de capital social na casa dos 27 milhões de euros a serem efetivados em seis anos, no montante de 3,59 milhões de euros em 2018 e 4,68 milhões nos anos seguintes até 2023.
Nesta quinta-feira, dia 4 de outubro, o secretário regional adjunto da Presidência para os Assuntos Parlamentares, Berto Messias, anunciou que o Conselho de Governo de quarta-feira, realizado na ilha do Corvo, aprovou a “redistribuição desses valores, aumentando em 2,1 milhões de euros o valor da transferência” previsto para este ano.
Tal montante será deduzido ao valor que se previa transferir nos anos seguintes até 2023, “não alterando o valor global do aumento de capital anteriormente aprovado”.
Questionado pela agência de notícias ‘Lusa’ sobre os motivos desta redistribuição, o governante sublinhou que esta se deveu a um pedido da administração da companhia aérea a que o executivo acudiu “sem qualquer problema” visto não haver “alteração do valor global” do aumento do capital social.
Em julho, o executivo açoriano assinalou que o reforço do capital social “mantém o exclusivo do capital social da SATA Air Açores pela Região Autónoma dos Açores”, numa decisão que “visa fortalecer a situação líquida da empresa e proporcionar-lhe uma maior robustez económica e financeira” para “o regular cumprimento do seu objeto social de transporte aéreo” entre as nove ilhas do arquipélago.
O executivo açoriano salientava ainda que o aumento do capital social da SATA Air Açores integrava a “ampla reestruturação do setor público empresarial da região que tem vindo a ser delineada pelos Governo dos Açores”.
- Foto © Rui Medeiros