Bem-vindo, !|Sair

Greve de protesto dos controladores espanhóis perturba céus europeus

A greve dos controladores aéreos em Espanha está a provocar até 21% de atrasos nos aeroportos europeus, segundo dados do Eurocontrol, organismo que coordena o tráfego aéreo europeu, na manhã deste sábado, dia 26 de setembro. Os dados da Eurocontrol foram facultados à agência de notícias EFE pelo sindicato USCA.

Estes 21% de atrasos ou 5.427 minutos registados pelo Eurocontrol devem-se exclusivamente à greve dos controladores aéreos, convocada para tentar que a Enaire (gestor do espaço aéreo em Espanha) retire as sanções a 61 funcionários do Centro de Controlo de Barcelona pelo encerramento do espaço aéreo em 2010 e a readmissão de um outro trabalhador em Santiago de Compostela. A secretária de comunicação do sindicato USCA, Susana Romero, informou que os maiores atrasos, superiores a uma hora, estão no aeroporto de Barcelona, enquanto o de Palma de Maiorca tem atrasos entre 30 e 45 minutos.

Um porta-voz da Enaire assegurou à agência de notícias EFE que a situação é de “absoluta normalidade” e que não há incidentes significativos. Os serviços mínimos exigidos pelo governo espanhol neste setor são de 80%. A USCA assegurou que se a greve de hoje de 12 horas não for suficiente para a Enaire resolver o litígio com os trabalhadores, o sindicato prevê greves de 18 e 24 horas.

Leave A Comment

Download de Notícias

Destaques

Temas

Área Geográfica