Grupo Hi Fly recebe Airbus A330-300 (ex-SAA) com três anos de serviço

Data:

https://arabaviationsummit.net/spot_img

O grupo português Hi Fly Airlines acaba de integrar na sua frota mais um Airbus A330-300 para transporte de passageiros. O avião ficou registado no COA da Hi Fly Malta, onde recebeu a matrícula 9H-HFA, a mesma de um outro A330-200 que já integrou a companhia maltesa do grupo liderado pela família Mirpuri.

O avião que chegou a Portugal na tarde desta quarta-feira, dia 21 de julho, foi alugado à empresa de leasing irlandesa EMP Aviation, uma subsidiária da alemã EMP Structured Assets. O aparelho (MSN 1779) saiu de fábrica há quatro anos e começou a voar para a South African Airways (SAA) em março de 2017, onde esteve durante três anos com o registo ZS-SXL. Foi armazenado em julho do ano passado, devido à falência da companhia aérea de bandeira da República da África do Sul. No total tem apenas três anos de atividade.

O novo Airbus A330-30 da Hi Fly esteve durante as últimas semanas em Malta, onde recebeu uma nova pintura com as cores da companhia nas oficinas da ACM.

O novo reforço da frota da Hi Fly aterrou no Aeroporto de Beja/Alentejo, pelas 14h40 locais, após uma breve escala no Aeroporto de Faro/Algarve, no sul de Portugal. Aos comandos da aeronave estava o comandante Carlos Mirpuri, um dos fundadores e administrador do Grupo Hi Fly.

Um comunicado distribuído pela Hi Fly nesta quarta-feira, indica que o novo aparelho acomoda até 249 passageiros numa configuração de duas classes (46 lugares na Classe Executiva de alto conforto com camas planas e 203 lugares na Classe Económica).

A Classe Executiva oferece um novo design de cama plana com quase dois metros de comprimento quando totalmente estendida. Com uma disposição atualizada da cabina, cada um destes assentos aumentou a privacidade, o acesso individual ao corredor e oferece ainda mais arrumação pessoal, numa nova e luxuosa cabina.

A Classe Económica está equipada com bancos de concepção recente, de linhas finas, todos com espaço pessoal extra e espaço generoso para as pernas, para conforto de viagem. Cada assento está equipado com ecrã individual, portas de carregamento USB, e acesso a pontos de alimentação partilhados de PC.

Todos os assentos têm instalado um sistema de entretenimento RAVE IFE de última geração (Geração 3) da ‘Safran Passenger Innovations’. Os assentos da Classe Executiva estão equipados com um ecrã de 15 polegadas, enquanto cada assento da Classe Económica tem o seu próprio ecrã de 10 polegadas, ambos ecrãs tácteis de alta tecnologia fáceis de utilizar.

Esta nova adição à frota da Hi Fly está equipada com motores Rolls-Royce Trent e tecnologia de ponta e acabamento, com um peso máximo de descolagem de 242 toneladas.

A aeronave estará também disponível para os clientes da Hi Fly na versão de carga, oferecendo uma capacidade volumétrica de 250 metros cúbicos (m3) e uma capacidade máxima de carga de 53.500 kg, com um alcance máximo de 11.400 km e ETOPS 180 minutos.

a companhia afirma que “sta combinação de volume, carga útil e autonomia torna o A330 um produto único no mercado para o transporte de carga, quando a disponibilidade de cargueiros não é suficiente para cobrir as necessidades do mercado”. “Sendo um avião a jato moderno com tecnologia Airbus avançada que inclui controlos de voo fly-by-wire, este A330-300 de fuselagem larga oferece uma plataforma altamente capaz para voos de carga”, acrescenta a nota de imprensa.

Falando sobre esta adição, Paulo Mirpuri, presidente da Hi Fly, afirmou:

“Estamos felizes por podermos acolher este Airbus A330-300 na nossa frota e continuar a oferecer os aviões mais recentes aos nossos clientes. A mudança para esta aeronave de última geração reflete o compromisso da companhia de voar de forma moderna, eficiente e amiga do ambiente. O nosso objectivo é oferecer aos nossos clientes o que esperam: operações seguras, pontuais e fiáveis, tudo isto ao mesmo tempo que acompanhamos as nossas preocupações de sustentabilidade”.

A primeira escala do novo Airbus A330-300 da Hi Fly foi no aeroporto de Faro/Algarve.

A Hi Fly é um grupo de aviação comercial criado em Portugal há 16 anos pela família Mirpuri. Integra duas companhias aéreas, uma registada em Portugal e outra em Malta. É o maior especialista mundial em locação de aeronaves com tripulação, certificada pela EASA e IOSA e aprovada pela FAA, e licenciada para operar a nível mundial. A companhia aérea opera uma grande frota constituída por aviões Airbus – A320, A330 e A340 –, disponíveis para aluguer com tripulação e fretamento, passageiros e carga, em contratos de curto, médio e longo prazo, em todo o mundo. Os clientes incluem companhias aéreas, governos, operadores turísticos, empresas de transporte de mercadorias, particulares e militares.

 

1 COMENTÁRIO

  1. No meio do pandemónio da pandemia, eis uma noticia positiva. A empresa está de parabéns e deseja-se sucesso. No entanto é pena que “O avião ficou registado no COA da Hi Fly Malta, onde recebeu a matrícula 9H-HFA”. Embora “esteja na moda” registar aviões em Malta, porque não CS-? Cada vez há mais operadores portugueses a operar com aviões de registo estrangeiro. Porque será? Esta situação devia ser estudada e divulgadas as conclusões. Lesa o Poder Aéreo Nacional.

Compartilhar publicação:

REGISTE-SE

spot_img

Popular

spot_img

Mais como isso
Relacionado

Brasil pretende abrir a operação de voos domésticos a companhias aéreas estrangeiras na Amazónia

O Governo brasileiro indicou nesta quarta-feira, dia 23 de...

Controladores aéreos em França levantam greve mas preveem-se muitos cancelamentos nesta 5ª feira

Dezenas de milhares de passageiros ficarão privados de voos...

Cabo Verde suspende Certificado de Operador Aéreo e Licença de Explorador Aéreo da TICV

 O Gabinete de Apoio ao Conselho de Administração da...