Grupo SATA diz que apoio estatal para empréstimo potencia reestruturação

Data:

https://arabaviationsummit.net/spot_img

O Grupo SATA diz que a aprovação do auxílio de emergência temporário aprovado nesta terça-feira, dia 18 de agosto, pela Comissão Europeia (LINK notícia relacionada) “é um primeiro passo fundamental para a restruturação do grupo e para o cumprimento da sua missão essencial de servir a mobilidade de pessoas e bens nos Açores, contribuindo para o desenvolvimento social e económico da Região”.

Num comunicado distribuído em Ponta Delgada, ilha de São Miguel, o Conselho de Administração do Grupo SATA confirma que o auxílio assume a forma de garantia estatal para obtenção de financiamento de 133 milhões de euros, destinados a suprir as necessidades urgentes da companhia.

O valor aprovado de 133 milhões de euros equivale ao que foi formalizado no pedido de notificação final após várias interações produtivas com o Governo Regional, a Secretaria de Estado das Finanças do Governo de Portugal e a Direção Geral da Concorrência em Bruxelas.

O valor de 133 milhões de euros difere do pedido inicial por varias razões: 1) a confirmação de valores devidos pelo acionista que não tinham sido contemplados anteriormente dado o orçamento retificativo da Região não estar fechado na altura do pedido inicial; 2) a materialização de poupanças de custos ou moratórias de desembolsos no período, que entretanto se confirmaram; 3) a não elegibilidade de alguns custos à luz dos regulamentos europeus e 4) a adaptação do horizonte temporal em causa para o período agosto a janeiro 2021.

Enquanto decorre o processo de disponibilização de fundos, que demorará umas semanas, o grupo continuará a evoluir no desenvolvimento do plano de restruturação que deverá ser discutido dentro de uma janela temporal de 6 meses. As circunstâncias da pandemia covid-19, tem imposto a necessidade de correções estruturais significativas a todas as companhias de aviação, sendo recorrentes os anúncios de redução drástica da procura.

 

 

Compartilhar publicação:

REGISTE-SE

spot_img

Popular

spot_img

Mais como isso
Relacionado

Pilotos da TACV – Cabo Verde Airlines marcam greve de cinco dias entre 25 e 29 de abril

O Sindicato Nacional dos Pilotos da Aviação Civil (SNPAC)...

Luís Rodrigues completa primeiro ano à frente da TAP marcado por lucro recorde

O presidente da TAP, Luís Rodrigues, completa neste domingo,...

Presidente da SATA demitiu-se por falta de “condições” para continuar o “projeto proposto”

A Comissão de Trabalhadores da companhia aérea portuguesa Azores...

FAP terminou missão de patrulhamento no Golfo da Guiné em cooperação com países lusófonos

Os militares Força Aérea Portuguesa (FAP) da Esquadra 601...