A companhia romena Fly Romania anunciou que foi escolhida pelo Governo da República da Guiné-Bissau para realizar três voos semanais entre a capital do país e Lisboa.
A notícia foi revelada pelo sítio ‘ch-aviation’ que acrescenta que a companhia ganhou uma licitação lançada por Bissau, face ao vazio e inexistência das ligações aéreas entre a Guiné-Bissau e a Europa, nomeadamente para a capital portuguesa, rota que movimenta a maioria dos passageiros que escalam o Aeroporto Internacional Osvaldo Vieira, da cidade de Bissau.
Os voos serão operados com um MD-83 da companhia Ten Airways, baseada no Aeroporto Internacional de Bucareste/Baneasa, refere a mesma publicação.
A Ten Airways, que na fuselagem dos seus aviões apresenta a designação ‘Tend Air’, vai operar os voos Bissau-Lisboa de 15 de Maio até final de Outubro, e está a considerar lançar outras rotas comerciais da Guiné-Bissau para a América do Sul.
Recorde-se que a TAP Portugal que desde há muitos anos ligava Lisboa a Bissau (e vice-versa) deixou de voar nessa rota desde o dia 10 de Dezembro devido a um incidente diplomático e muito grave com as autoridades da ex-colónia portuguesa, que obrigaram o comandante a embarcar 74 refugiados sírios com passaportes falsos da Turquia e a desembarcá-los em Lisboa.