Hangar de manutenção para aviões Airbus já está em construção em Beja

Data:

https://arabaviationsummit.net/spot_img

A MESA – Manutenção e Engenharia, empresa do grupo português de aviação comercial Hi Fly, controlado pela família Mirpuri, já começou a construir um hangar para manutenção de aviões no Aeroporto de Beja, no Baixo Alentejo, num investimento de 30 milhões de euros que prevê criar 150 postos de trabalho (LINK notícia relacionada).

Paulo Mirpuri, presidente do grupo Hi Fly, disse à agência de notícias ‘Lusa’ que as obras começaram este mês, com o processo de limpeza do terreno, e deverão durar 18 meses.

A MESA vai investir 30 milhões de euros na construção do hangar, que deverá começar a funcionar “no 4.º trimestre de 2020” e criar 150 postos de trabalho ao longo dos três primeiros anos de atividade, acrescentou.

O hangar irá servir para manutenção de base aos aviões Airbus das companhias aéreas da Hi Fly – uma com COA (certificado de operador aéreo) português e outra com COA de Malta – que, desde 2016, usam o aeroporto de Beja para estacionamento e manutenção de linha, além de outros aparelhos Airbus de outras companhias aéreas com contrato de manutenção com a MESA.

O projeto inclui a construção de um hangar, oficinas e arranjos exteriores, com uma área total de 9.500 metros quadrados, um centro técnico com capacidade para aviões de grande porte, nomeadamente os modelos Airbus A319, A320, A321, A330, 340 e A380.

De acordo com Paulo Mirpuri, a MESA decidiu construir o hangar em Beja porque, atualmente, é “o único” aeroporto português que “pode acomodar todos os tipos de aeronaves que constituem a frota da Hi Fly, incluindo o Airbus A380”, o maior avião comercial do mundo, e “tem espaço disponível” para estacionamento de aeronaves e instalação de hangares.

“Com o acréscimo da capacidade” de manutenção, através do novo hangar no Aeroporto de Beja, a MESA espera “não só acompanhar o forte crescimento da frota da Hi Fly como captar novos clientes oriundos principalmente da Europa e de África”, disse.

Paulo Mirpuri adiantou que o desenvolvimento e a expansão da atividade da MESA vão incluir também “um novo centro logístico de suporte às atividades acrescidas de manutenção”, cuja localização “será anunciada no segundo semestre deste ano” e poderá ser em Lisboa, Palmela ou Beja.

Segundo o administrador da ANA – Aeroportos de Portugal Thierry Ligonnière, o projeto da MESA “corresponde ao objetivo” da empresa gestora “de desenvolver o Aeroporto de Beja e o seu potencial enquanto unidade para atividades a montante ou a jusante da aviação e atividade aeroportuária”.

O projeto “materializa a aposta” da ANA na implantação de atividades de manutenção e desmantelamento e no desenvolvimento do segmento de estacionamento de média-longa duração de aviões no Aeroporto de Beja, segundo Thierry Ligonnière.

Compartilhar publicação:

REGISTE-SE

spot_img

Popular

spot_img

Mais como isso
Relacionado

Brasil pretende abrir a operação de voos domésticos a companhias aéreas estrangeiras na Amazónia

O Governo brasileiro indicou nesta quarta-feira, dia 23 de...

Controladores aéreos em França levantam greve mas preveem-se muitos cancelamentos nesta 5ª feira

Dezenas de milhares de passageiros ficarão privados de voos...

Cabo Verde suspende Certificado de Operador Aéreo e Licença de Explorador Aéreo da TICV

 O Gabinete de Apoio ao Conselho de Administração da...