Helder Santinhos eleito presidente do Sindicato dos Pilotos da Aviação Civil de Portugal

Data:

https://arabaviationsummit.net/spot_img

Helder Santinhos é o novo presidente da direção do Sindicato dos Pilotos da Aviação Civil (SPAC) de Portugal, sucedendo a Tiago Faria Lopes, segundo uma nota que o sindicato enviou aos associados a que a agência noticiosa ‘Lusa’ teve acesso neste sábado, dia 8 de junho.

O processo de eleições para os órgãos sociais do SPAC decorreu entre os dias 3 e 7 de junho, com duas listas concorrentes: a Lista C, à qual Helder Santinhos concorreu para presidente da direção, e a Lista F, encabeçada por Tiago Faria Lopes, presidente do sindicato desde novembro de 2021.

Segundo o comunicado do presidente da mesa da assembleia eleitoral, a que a ‘Lusa’ teve acesso, estavam inscritos 2.316 eleitores, tendo sido apurados um total de 1.342 votos (57,94%).

A lista C obteve 772 votos (57,53%), enquanto a LISTA F conseguiu 486 votos (36,21%), refere o mesmo comunicado, acrescentando que os votos em branco foram 84 (6,26%).

“De acordo com o art.º 74.º dos Estatutos, o ato eleitoral pode ser impugnado até três dias de calendário após o encerramento da Assembleia Eleitoral – dia 10 até às 18h00. Não havendo impugnação a Lista C é a eleita para o próximo triénio e a tomada de posse será anunciada oportunamente”, refere o presidente da mesa da Assembleia Eleitoral e o presidente da Comissão Eleitoral na mesma nota.

O mandato da atual direção terminava em novembro, mas, segundo uma notícia avançada pelo semanário ‘Expresso’, as demissões de dois dos seus membros, que alegaram desgaste pessoal, levaram à ‘queda’ da equipa de Faria Lopes.

A atual direção do SPAC teve em mãos a negociação do novo Acordo de Empresa (AE) da TAP, aprovado em junho pela assembleia do sindicato, que pôs fim aos cortes salariais aplicados no âmbito da reestruturação da companhia aérea.

Hélder Santinhos já foi dirigente do SPAC, tendo o seu mandato ficado marcado pela greve de pilotos na TAP em 2015, que durou 10 dias e com um impacto estimado de 30 milhões de euros na companhia aérea.

Compartilhar publicação:

REGISTE-SE

spot_img

Popular

spot_img

Mais como isso
Relacionado

Presidente da TAP diz que estão reunidas as condições para que o orçamento deste ano seja cumprido

O presidente executivo da TAP, Luís Rodrigues, considera que...

Aluguer de Airbus A330 em 2016 motivou buscas da PJ às instalações da sede da SATA

O aluguer do avião Airbus A330 para integrar a...

Ryanair lança promoção relâmpago durante 48 horas

Viagens para os meses de junho e julho disponíveis...

Instalações da sede do Grupo SATA nos Açores alvo de buscas por parte da Polícia Judiciária

Inspetores da Polícia Judiciária (PJ) estiveram na manhã de...