Um helicóptero militar Sikorsky HH-60 Pave Hawk da Força Aérea norte-americana despenhou-se nesta quinta-feira, dia 15 de março, no oeste do Iraque, tendo morrido todos os sete militares que seguiam a bordo, confirmou uma fonte oficial em Washington.
O desastre verificou-se em Al Qaim, na província de Anbar. O canal televisivo norte-americano ABC News noticiou que a queda do helicóptero foi acidental, pois não estava a voar em cenário de guerra, nem havia combates na localidade.
Este foi o primeiro acidente fatal com um helicóptero dos EUA no Iraque desde 2014, ano em que as forças militares norte-americanas se deslocaram para aquele país afim de integraram as forças conjuntas internacionais da coligação militar que combate o ISIS (Estado Islâmico).
O acidente verifica-se numa ocasião em que os EUA estão a transferir recursos militares para o Afeganistão, dado o abrandamento das ações das forças conectadas com o ISIS. Ainda se encontram no Iraque cerca de 5.200 militares dos EUA, segundo fontes do Pentágono, citadas pelas agências internacionais de notícias.