Helicópteros Robinson R66 da Helisul reforçam vigilância aérea no estado do Paraná

Data:

https://arabaviationsummit.net/spot_img

A empresa de aviação brasileira Helisul entregou ao governo do Estado do Paraná, no sul do Brasil, dois helicópteros modelo Robinson R66, fabricados nos Estados Unidos da América. As aeronaves arrendadas pelo governo estadual foram especialmente modificadas no Brasil pela empresa paranaense para atender ao projeto ‘Falcão’, que prevê maior agilidade em ações policiais em todas as regiões do estado.

Na última sexta-feira, dia 18 de agosto, em solenidade simbólica com presença das duas aeronaves, realizada no Palácio Iguaçu, em Curitiba, o superintendente executivo da Helisul, Humberto Biesuz, ofereceu ao governador Carlos Massa Ratinho Junior com uma maquete do helicóptero.

“São os primeiros helicópteros da América do Sul preparados especificamente para o trabalho da polícia, com alta tecnologia embarcada. Hoje, nós podemos dizer que temos as forças de segurança melhor equipadas do Brasil”, disse o governador.

“O Projeto Falcão constitui-se num marco relevante de liderança tecnológica aplicada à inteligência policial no Brasil, oferecendo uma plataforma de alta eficiência no combate à criminalidade, desenvolvida com base em experiências mundialmente consagradas de inteligência operacional. A escolha do modelo Robinson R66 foi lastreada no fato de se tratar de uma aeronave de baixo custo operacional, mas com tecnologia embarcada de última geração, integrada nas aeronaves pela Helisul, maximizando a qualidade e entrega do suporte aéreo aos órgãos de Segurança Pública do Paraná. O sistema proporciona a visão detalhada de eventos diurnos ou noturnos com alta qualidade e definição e sua transmissão em tempo real aos centros de comando e controle do BPMOA”, conforme explica Humberto Biesuz.

Este projeto foi concebido e desenvolvido para se tornar um modelo de vigilância e inteligência policial. Para isso, as duas aeronaves, ‘Falcão 12’ e ‘Falcão 13’, contam com painel dianteiro adaptado para operação com OVN (óculos de visão noturna), bem como todos os aviónicos, equipamentos, luzes de cabina e externas compatíveis com o OVN.

Também foi instalado o sistema MX-10, que é projetado para ser montado em aviões, helicópteros e outros veículos aéreos não tripulados (VANTs). Ele fornece uma imagem térmica de alta resolução e detalhada para ajudar nas operações de vigilância, busca e salvamento, reconhecimento de alvos, controle de fronteiras, rádio patrulhamento policial e outras aplicações, com câmara infravermelha com resolução HD, zoom óptico contínuo com campo de visão mínimo que permite identificar alvos padrão OTAN7 a 4,5 km, tendo um alcance máximo de até 15 km (dependendo das condições atmosféricas e do tamanho do objeto).

Com grande capacidade operacional, a aeronave é tripulada por piloto, copiloto e um operador. Trata-se de plataforma de inteligência policial desenvolvida para a gestão de ocorrências. Recentemente, o helicóptero foi usado de forma experimental e em apoio na operação de buscas do avião monomotor que caiu na Serra do Mar paranaense, no início do último mês de julho.

Um dos helicópteros terá como base Curitiba. Já o outro será levado para Cascavel, atendendo principalmente os municípios da região Oeste e de Tríplice Fronteira.

 

  • Na imagem de abertura vemos o superintendente executivo da Helisul, Humberto Biesuz,a entregar ao governador Carlos Massa Ratinho Junior uma maquete do tipo de helicóptero agora ao serviço das forças policiais do Estado do Paraná. Foto © Leonardo Mariano.

 

Compartilhar publicação:

REGISTE-SE

spot_img

Popular

spot_img

Mais como isso
Relacionado

OGMA inaugura nova linha de manutenção de motores GTF da Pratt & Whitney em Alverca

A OGMA – Indústria Aeronáutica Nacional, S.A. inaugura na...

KC-390 da FAP ganha prémio mais importante em festival internacional no Reino Unido

Um avião KC-390 Força Aérea Portuguesa (FAP) foi distinguido...

Pilotos da TACV marcam greve de uma semana partir de 24 de julho

Os pilotos da TACV – Transportes Aéreos de Cabo...