Hi Fly transporta para a Austrália o primeiro grupo de refugiados afegãos

Um Airbus A340-300 da Hi Fly Malta, companhia do grupo português Hi Fly Airlines, transportou para o Aeroporto de Perth, na Austrália, os primeiros refugiados do Afeganistão para aquele país da Oceânia, anunciou o Departamento de Defesa do Governo Australiano.

O avião, matrícula 9H-TQZ, aterrou no Aeroporto de Perth, na madrugada desta sexta-feira, dia 20 de agosto, proveniente de uma base militar do Médio Oriente, onde foram embarcados cerca de 200 pessoas, entre diplomatas australianos e cidadãos afegãos que cooperaram nos últimos anos com a Embaixada ou com as Forças Armadas da Austrália, que se posicionaram no país, agora reocupado pelos Talibãs.

O aparelho da Hi Fly Malta está destacado na Austrália, integrado na frota da companhia de matriz portuguesa que cumpre um contrato de wet-lease com uma companhia aérea australiana, realizando voos regulares no interior da Austrália e para países vizinhos.

A Força Aérea Australiana (Royal Australian Air Force – RAAF) anunciou entretanto que descolou para Cabul, no passado dia 16 de agosto, um avião de reabastecimento KC-30A e dois aviões de transporte militar Boeing C-17 Globemaster, que estão a ajudar os países ocidentais na evacuação de civis para fora de Cabul, uma tarefa que está a ser coordenada pela Força Aérea dos EUA (USAF).

O comunicado do Departamento de Defesa não indica se a Austrália está disponível para receber mais refugiados afegãos.

 

  • A imagem de abertura mostra o avião da Hi Fly a desembarcar os passageiros no Aeroporto de Perth na madrugada da passada sexta-feira, dia 20 de agosto. Foto © RAAF – Royal Australian Air Force.

 

 

Leave A Comment

Download de Notícias

Destaques

Temas

Área Geográfica