Inglaterra integra Açores e Madeira na lista de destinos turísticos seguros

Data:

https://arabaviationsummit.net/spot_img

Portugal Continental foi excluído dos “corredores de viagem internacionais” com destinos turísticos que a Inglaterra vai abrir para permitir aos britânicos passarem férias sem cumprir quarentena no regresso, foi anunciado nesta sexta-feira, dia 3 de julho, em Londres.

Apenas as regiões autónomas insulares portuguesas dos Açores e da Madeira, no Oceano Atlântico, estão incluídas na lista divulgada pelo ministério dos Transportes na capital britânica.

Portugal, onde foram identificados vários surtos localizados de covid-19 nas últimas semanas, não está na lista de 59 países e territórios agora conhecida, que inclui Espanha, Alemanha, Grécia, Itália, ou Jamaica.

“Esta lista poderá ser aumentada nos próximos dias, após discussões adicionais entre o Reino Unido e parceiros internacionais”, refere o ministério dos Transportes britânico.

Quanto aos países ou territórios onde se fala português, apenas a Região Administrativa Especial de Macau, parte integrante da República Popular da China, foi incluída na lista. O Brasil, maior país lusófono, e Moçambique, parceiro do Reino Unido na Comunidade Britânica (Commonwealth), estão de fora, devido ao alto grau de risco de infeção pelo novo coronavírus.

O sistema dos “corredores de viagem internacionais” vai entrar em vigor na próxima sexta-feira, dia 10 de julho, e permite evitar que britânicos ou residentes em Inglaterra tenham de ficar 14 dias em isolamento, como acontece atualmente com todas as pessoas que chegam a Inglaterra do estrangeiro.

A lista de países foi elaborada após uma “avaliação de risco” pelo Centro de Biosegurança Comum [Joint Biosecurity Center], em conjunto com a direção geral de saúde de Inglaterra [Pubic Health England] e teve em conta fatores como a prevalência de coronavírus, o número de novos casos e a trajetória potencial da doença.

O anúncio aplica-se apenas a Inglaterra porque a Escócia, País de Gales e Irlanda do Norte têm autonomia sobre matéria de saúde e cabe aos respetivos governos determinar as medidas que pretendem introduzir. A Inglaterra, tal como os outros países integram o Reino Unido da Grã-Bretanha e da Irlanda do Norte, é um Estado insular constituído pelas ilhas da Grã-Bretanha (Inglaterra, País de Gales e Escócia) e pela parte norte da ilha da Irlanda (Irlanda do Norte). Reino Unido ou Grã-Bretanha são designações utilizadas, de forma corrente, para denominar o Estado soberano.

Os primeiros-ministros da Escócia, Nicola Sturgeon, e do País de Gales, Mark Drakeford, qualificaram como “caótica” a forma como o processo foi gerido, mas o ministro dos Transportes britânico, Grant Shapps, manifestou esperança no alargamento do sistema ao resto do Reino Unido nos próximos dias.

O levantamento da medida tem sido motivo de especulação e pressão dos setores do turismo e transportes, fortemente afetados pelas restrições de viagem durante a pandemia de covid-19, o que levou as companhias aéreas a reduzirem drasticamente os serviços desde meados de março.

O Reino Unido é o principal mercado emissor de turistas para Portugal, tendo representado 19,2% das dormidas de estrangeiros em 2019 e vindo a registar sucessivos crescimentos desde 2013, apenas interrompidos em 2018, de acordo com dados do INE.

Os destinos preferenciais dos hóspedes britânicos foram o Algarve (63,4% das dormidas do mercado), a Madeira (18,5%) e a Área Metropolitana de Lisboa (10,8%).

A pandemia de covid-19 já provocou mais de 517 mil mortos e infetou mais de 10,76 milhões de pessoas em 196 países e territórios, segundo um balanço feito pela agência francesa AFP.

O Reino Unido registou até quinta-feira 43,995 mortes (em 283.757 casos de infeção) durante a pandemia covid-19, o maior número na Europa e o terceiro maior no mundo, atrás dos EUA e Brasil.

Portugal contabiliza pelo menos 1.587 mortos associados à covid-19 em 42.782 casos confirmados de infeção, segundo o último boletim da Direção-Geral da Saúde (DGS), distribuído nesta sexta-feira, dia 3 de julho.

 

  • Na imagem de abertura vemos uma panorâmica sobre a Lagoa das Sete Cidades, um dos pontos turísticos mais visitados na ilha de São Miguel, no arquipélago dos Açores.

 

Compartilhar publicação:

REGISTE-SE

spot_img

Popular

spot_img

Mais como isso
Relacionado

Boeing 787 da Avianca Colômbia diverge para os Açores devido a emergência médica

Um Boeing 787-8 Dreamliner da companhia aérea colombiana Avianca,...

Agência Espacial Portuguesa tem conselho consultivo que inclui a diretora-geral da Saúde

A Agência Espacial Portuguesa PT Space vai ter um...

Gabão adquire maioria do capital da Afrijet para a transformar numa companhia internacional

A República do Gabão decidiu fazer um investimento estratégico...

TAAG admite constrangimentos de frota e reprograma voos para as próximas semanas

A TAAG Linhas Aéreas de Angola lamenta profundamente os...