Bem-vindo, !|Sair

Inscrições árabes em quatro aviões da Easyjet parados em França


 

Quatro aviões Airbus A320 da companhia de baixo custo britânica EasyJet que estavam estacionados em aeroportos franceses foram encontrados esta semana com inscrições árabes nos depósitos de combustíveis e nos sanitários.

A companhia alertou as autoridades aeroportuárias e policiais francesas para a ocorrência que acabou por não ser assinalada como de grande risco para a operação da companhia britânica, mas alertou os investigadores para alguma perigosidade nos aeroportos franceses, tendo em conta o fato de muitos trabalhadores terem simpatias pelos extremistas islâmicos.

Os investigadores que estão a seguir o inquérito alertam para a necessidade de estas ocorrências serem vistas “além da simples inscrição de graffiti”, pois por terem ocorrido duas semanas depois dos trágicos acontecimentos em França, onde 130 inocentes perderam a vida, em atentados desencadeados por extremistas islâmicos, é no mínimo desafiador de todo o sistema de segurança dos aeroportos franceses.

A EasyJet distribuiu esta manhã um comunicado em que lamenta os incidentes, reafirma a segurança da companhia e das suas aeronaves e a sua completa disponibilidade para trabalhar com as autoridades, garantindo a segurança de voo dos seus passageiros e tripulantes, que diz ser a principal prioridade da sua atividade.

Philip Baum, editor da revista ‘Aviation Security International’ disse ao jornal britânico ‘The Sun’ que “os graffiti em si não ferem ninguém, mas a habilidade de alguém em colocá-los em zonas proibidas, como junto do tanques de combustível de uma aeronave, é muito perigoso”.

Os alertas estão lançados, aguardando-se um reforço da segurança nas pistas de estacionamento de aeronaves nos aeroportos franceses e a vigilância das autoridades policiais em relação a alguns profissionais quanto a eventuais simpatias e relacionamentos com células de extremistas islâmicos.

A companhia aérea não revelou o registo de matrícula das aeronaves visadas, nem os aeroportos onde os incidentes ocorreram, por questões de segurança, e para não prejudicar os inquéritos policiais em curso.

Leave A Comment

Download de Notícias

Destaques

Temas

Área Geográfica