Um jato executivo IAI 1124A Westwind, de fabrico israelita, incendiou-se neste domingo, dia 29 de março, quando estava a levantar voo no Aeroporto Internacional Ninoy Aquino, na cidade de Manila, capital das Filipinas, num voo de emergência médica (MedEvac), com destino a Tóquio/Haneda, no Japão.
A aeronave explodiu e ardeu no final da pista, por razões desconhecidas. A bordo seguiam um doente que estava a ser levado para o Japão, e um acompanhante, e mais seis tripulantes, entre pilotos e pessoal médico especializado. Todos morreram no desastre, confirmaram as autoridades nacionais.
O avião, matrícula RPC-C5880, estava fretado pelo Ministério da Saúde das Filipinas e transportava também diverso material hospitalar destinado a pessoal que está a trabalhar com doentes afetados pela covid-19, segundo fontes oficiais.
O acidente ocorreu pelas 20h00 locais (12h00 UTC) e provocou um incêndio que foi visível em muitas partes da cidade, devido à intensidade das chamas, reportam as agências de notícias internacionais. A agência nacional de investigação de acidentes aéreos já ordenou a constituição de uma comissão de inquérito ao acidente.
- Mais notícias sobre a pandemia do Novo Coronavírus/Covid-19 – LINK