A NTSB – National Transportation Safety Board, organização independente norte-americana, que investiga os acidentes aéreos, abriu um inquérito a um acidente que ocorreu na passada segunda-feira, dia 16 de março, no Aeroporto de Sundance, na cidade de Oklahoma, no Estado do mesmo nome, que provocou a morte de dois pilotos.
Trata-se de um tipo de desastre pouco frequente num aeroporto, pela forma como ocorreu, e a NTSB recusa-se para já a fazer quaisquer considerações, segundo informou a imprensa de Oklahoma.
O acidente teve como interveniente principal um avião a jato de transporte executivo, bimotor, modelo IAI 1124 Westwind, matrícula N4MH, que regressava à cidade depois de uma viagem que tivera como destino o Aeroporto Internacional de Northwest Florida Beaches, próximo de Panama City, no Estado da Flórida.
O que se passou de estranho é que o avião, por circunstâncias não apuradas, ‘pousou’ num terreno paralelo à pista de aterragem, mas com as rodas para cima. Os dois ocupantes, ambos pilotos, de 60 e 43 anos de idade, morreram no acidente.
Segundo informações recolhidas no Aeroporto de Sundance, eram profissionais bastante experientes e pessoas estimadas na cidade.
O IAI 1124 Westwind é um jato de transporte executivo que foi inicialmente desenhado pela fábrica norte-americana Aero Commander (no início da década de 60 do século passado), mas que foi construído durante cerca de 20 anos pela fábrica israelita de aviões Israel Aerospace Industries (IAI).