Jato executivo ‘pousa’ com as rodas para cima – Dois pilotos morreram

A NTSB – National Transportation Safety Board, organização independente norte-americana, que investiga os acidentes aéreos, abriu um inquérito a um acidente que ocorreu na passada segunda-feira, dia 16 de março, no Aeroporto de Sundance, na cidade de Oklahoma, no Estado do mesmo nome, que provocou a morte de dois pilotos.

Trata-se de um tipo de desastre pouco frequente num aeroporto, pela forma como ocorreu, e a NTSB recusa-se para já a fazer quaisquer considerações, segundo informou a imprensa de Oklahoma.

O acidente teve como interveniente principal um avião a jato de transporte executivo, bimotor, modelo IAI 1124 Westwind, matrícula N4MH, que regressava à cidade depois de uma viagem que tivera como destino o Aeroporto Internacional de Northwest Florida Beaches, próximo de Panama City, no Estado da Flórida.

O que se passou de estranho é que o avião, por circunstâncias não apuradas, ‘pousou’ num terreno paralelo à pista de aterragem, mas com as rodas para cima. Os dois ocupantes, ambos pilotos, de 60 e 43 anos de idade, morreram no acidente.

Segundo informações recolhidas no Aeroporto de Sundance, eram profissionais bastante experientes e pessoas estimadas na cidade.

O IAI 1124 Westwind é um jato de transporte executivo que foi inicialmente desenhado pela fábrica norte-americana Aero Commander (no início da década de 60 do século passado), mas que foi construído durante cerca de 20 anos pela fábrica israelita de aviões Israel Aerospace Industries (IAI).

Leave A Comment

Download de Notícias

Destaques

Temas

Área Geográfica