A LATAM Airlines anunciou o adiamento até ao início do próximo mês de setembro do reinício dos seus voos entre o aeroporto de São Paulo/Guarulhos, no Brasil, e Joanesburgo, na República da África do Sul.
Uma anterior comunicação da companhia aérea latino-americana indicava que a rota seria retomada no próximo dia 3 de agosto. Não foi apresentada qualquer razão para o adiamento.
A LATAM não tem concorrente (atual ou anunciado) nesta rota. Apenas a TAAG – Linhas Aéreas de Angola, que voa regularmente entre Luanda e São Paulo liga a região da África Austral ao Brasil. A TAAG tendo um acordo de code share com a companhia espanhola Iberia, cuja rede é bastante forte na América Latina.
A rota será operada com um Boeing 787-9 Dreamliner com 313 lugares. A frequência dos voos permanecerá a mesma que estava prevista para agosto, com voos a partir de São Paulo às segundas, quintas e sábados, e de Joanesburgo às terças, sextas e domingos.
O voo de São Paulo, LA 8058, partirá do aeroporto de Guarulhos às 17h25 e chegará a Joanesburgo às 8h10 do dia seguinte. O voo de regresso, LA 8059, sairá de Joanesburgo às 12h45 e chegará a São Paulo às 19h00. Os horários estão indicados em horas locais.
A LATAM já começou a vender bilhetes para os voos com destino à República da África do Sul, que começam a 2 de setembro. A companhia espera que a retoma da rota obtenha uma boa aceitação dos viajantes, quer de negócios, quer de lazer. O sucesso desta ligação intercontinental poderá ditar uma maior presença da LATAM no continente africano, consideram fontes ligadas à companhia latino-americana.