O Grupo LATAM Airlines acaba de confirmar a sua malha aérea programada para o mês de outubro, que tem como novidade para o mercado brasileiro a retoma da rota internacional São Paulo-Cidade do México e o fortalecimento dos hubs de Guarulhos e Brasília.
A operação de todo o Grupo LATAM Airlines, que junta importantes companhias aéreas da América Latina, continua sujeita às condições de mercado em decorrência da pandemia, bem como às autorizações governamentais e restrições de viagens dos países onde opera.
As companhias LATAM estão a retomar gradualmente as suas operações, já restabelecidas para 44 destinos domésticos, no caso do Brasil, atingindo a marca de 274 voos diários no País. De forma geral, a LATAM voará para 38 destinos a partir do aeroporto de Guarulhos (quatro a mais do que em outubro de 2019) e para 30 destinos a partir de Brasília (90% dos destinos servidos em outubro de 2019).
LATAM retoma operações em países latino-americanos
Em outubro deste ano, o Grupo LATAM Airlines, incluindo todas as suas filiais, deve operar entre 24% a 26% da capacidade registada no mesmo mês em 2019. Serão 440 voos domésticos e internacionais por semana (em setembro de 2020 foram 310), o que representa um crescimento de 42% frente ao mês anterior.
Além das novidades para o mercado brasileiro, o Grupo LATAM planeia para outubro a retoma das rotas internacionais Santiago-Santa Cruz de la Sierra, Santiago-Bogotá e Santiago-Guayaquil, e a retoma da operação aérea doméstica e internacional no Peru.
Atualmente, o Grupo LATAM atende 99 destinos em 13 países. Para outubro, em linhas gerais, planeia ampliar a operação doméstica das filiais – como na Colômbia por exemplo, onde a capacidade deve dobrar –, enquanto os voos internacionais são gradativamente retomados.
- Chile: Vai ampliar as frequências de voos para 12 destinos já restabelecidos no país e retomar as rotas internacionais Santiago-Santa Cruz de la Sierra, Santiago-Bogotá e Santiago-Guayaquil.
- Peru: Vai voar para 15 destinos a partir de Lima e retomar a sua operação internacional (os destinos serão anunciados em breve).
- Colômbia: Vai voar para nove destinos a partir de Bogotá, com um crescimento de 76% no número de frequências em relação a setembro.
- Equador: Vai voar 98 frequências semanais para sete destinos no país.
A LATAM reforçou as suas medidas de segurança e higiene, implementando as recomendações da Organização Mundial da Saúde (OMS), das autoridades sanitárias dos países onde atua e da Associação Internacional de Transporte Aéreo (IATA). Destaque para o atendimento remoto no check-in, obrigatoriedade do uso de máscara durante todo o voo, álcool gel disponível no avião, reduzida interação da tripulação com o passageiro, entre outras medidas.
A companhia também recomenda que os passageiros consultem mais informações em www.latam.com e todas as restrições de viagem de acordo com o destino de sua viagem diretamente em Restrições de Acesso.