LATAM faz primeiro embarque com reconhecimento facial no Aeroporto de Brasília

Data:

https://arabaviationsummit.net/spot_img

A LATAM Airlines Brasil Airlines procedeu nesta quinta-feira, dia 12 de agosto, ao primeiro embarque oficial com reconhecimento facial biométrico no Aeroporto de Brasília – Presidente Juscelino Kubitschek (Distrito Federal), um dos principais hubs da companhia no País.

Com a presença de autoridades e convidados, o voo  LA3293 com destino ao Aeroporto do Rio de Janeiro/Santos Dumont foi o escolhido para demonstrar o uso dessa nova tecnologia. De todos os seis aeródromos já testados, a LATAM foi a companhia aérea que “mais auxiliou o programa, realizando o embarque de 1.320 passageiros até agora”, diz um comunicado distribuído pela empresa em São Paulo.

A companhia manterá até dois voos diários dedicados aos testes do Embarque + Seguro na capital federal até que este procedimento biométrico possa ser adotada de maneira permanente.

“Estamos comprometidos com inovações que contribuam para a diminuição de filas e tornem a jornada do viajante mais rápida, segura e autónoma”, afirma Mauro Peneda, diretor de Aeroportos da LATAM Brasil.

Hoje, somos a companhia aérea líder em Brasília, com mais de 50% dos voos do aeroporto, o que nos dá uma ampla amostra de diferentes públicos e mercados para testar novas funcionalidades”, acrescenta Mauro Peneda, citado no comunicado.

A importância de Brasília para os negócios da LATAM e a retoma gradual da procura pelas viagens em consequência do avanço da vacinação fizeram a  companhia aumentar em 24% (de 56 para 69) o número de descolagens diárias em Brasília a partir de novembro deste ano, na comparação com a operação atual agora de agosto.

Sobre o programa ‘Embarque + Seguro’

Desenvolvido pelo Governo Federal, o programa ‘Embarque + Seguro’ é uma iniciativa do Ministério da Infraestrutura (MInfra), desenvolvido pelo Serpro, empresa pública de tecnologia, em parceria com a Secretaria Especial de Desburocratização, Gestão e Governo Digital do Ministério da Economia. O programa já foi testado nos aeroportos de Florianópolis, Salvador, Belo Horizonte/Confins, e, mais recentemente, na ponte aérea entre os aeroportos Rio/Santos Dumont e São Paulo/Congonhas. Também atende a todos os preceitos da LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados), garantindo a proteção total dos dados dos usuários.

No momento do check-in no aeroporto, o passageiro é convidado a participar do ‘Embarque + Seguro’. Após concordar, recebe uma mensagem no seu telefone celular, solicitando autorização para a obtenção de seus dados, incluindo CPF e uma foto. Com o consentimento, o funcionário da LATAM realiza a validação biométrica do viajante por meio do aplicativo do Serpro, comparando os dados e a foto, tirada na hora, com as bases governamentais. A partir da validação, o passageiro fica liberado para embarcar na aeronave, passando pelo ponto de controlo biométrico, que faz a identificação por meio de reconhecimento facial, sem a necessidade de apresentar documento e bilhete aéreo.

 

Compartilhar publicação:

REGISTE-SE

spot_img

Popular

spot_img

Mais como isso
Relacionado

TAP Air Portugal retomou rota direta entre a Venezuela e a ilha da Madeira

– Cerimónia oficial e decoração a preceito na zona...

TAP Air Portugal terá 95 voos semanais para o Brasil no mês de julho

Uma delegação da TAP Air Portugal, liderada pelo seu...

Teste de táxi aéreo elétrico pode definir novo tipo de transporte para peregrinos do Hajj, na Arábia Saudita

Num movimento histórico, a Arábia Saudita conduziu com sucesso...